2016-

2016-

Gincana Aprendiz Sustentável2Gincana Senac Aprendiz Sustentável

Com o objetivo de engajar os futuros jovens profissionais na busca pela sustentabilidade e torná-los agentes de transformação em seus núcleos familiares e de empresas, o Sistema Fecomércio/Senac através da Plataforma de Engajamento Senac Pleno, realizou no dia 11 de junho, no Ginásio de Esportes Charles Moritz, a Gincana Senac Aprendiz Sustentável.

A ação envolveu 17 turmas do Programa de Aprendizagem, totalizando 360 alunos de cinco municípios sergipanos: Aracaju, Itabaiana, Lagarto, Tobias Barreto e Nossa Senhora da Glória. Os alunos apresentaram a conclusão de seis provas, desenvolvidas ao longo de 60 dias, nas seguintes temáticas: gerenciamento de resíduos sólidos (coleta de instrumentos de escrita, resíduos eletroeletrônicos e higiene pessoal); consumo consciente de água e de energia elétrica; arborização urbana(cultivo de uma árvore); inovação para a sustentabilidade(aprendiz inventor) e desafios ambientais.

Todo material recolhido foi encaminhado para empresas que trabalham com a logística reversa, como a ECO TI Logística Reversa de Eletroeletrônicos, Projeto Reviravolta e  TerraCycle.  Em relação à tarefa de arborização urbana, o Instituto Canto Vivo fez a doação de sementes e promoveu oficinas de plantio para os representantes das turmas envolvidas.

O evento além de contemplar a Prova Aprendiz Inventor, onde as equipes estavam dispostas em stands, sendo visitadas e avaliadas pelo comitê julgador com a apresentação de suas invenções, houve destaque para as atividades Cálculo da Pegada Ambiental, onde os alunos visitantes puderam medir  o impacto que o consumo individual pode gerar para o ambiente em que se atua. O público pode prestigiar também a exposição fotográfica – O Hoje e o Amanhã.

Além das equipes vitoriosas(1º lugar – equipe “Os Sustentabilizadores” da Unidade Senac Lagarto; 2º lugar – equipe “Comando Verde” da Unidade Senac Lagarto e 3° lugar -equipe “Sementes do Amanhã”, da Unidade Senac Itabaiana), houve a soma dos esforços das 17 equipes que trouxeram um  resultado positivo pela sustentabilidade e pela preservação do planeta Terra, arrecadando 3,5 toneladas de lixo eletrônico; 128,5kg de instrumentos de escrita; 419 kg de embalagem de higiene pessoal; 23,5kg de esponja usada.

Gincana Aprendiz Sustentável1

Ginana Aprendiz Sustentável4

Gincana Aprendiz Sustentável3

 

Pular para o conteúdo