O Senac Sergipe, por meio do Núcleo de Planejamento Organizacional (NPOR), promoveu, nos dias 10, 11 e 13 de outubro, o curso “Gestão da Permanência: Clima Escolar e Percursos Profissionais”, nas suas Unidades Educacionais.
A ação foi uma demanda do Plano Diretor do Programa Nacional de Gestão da Permanência – Núcleo Nordeste (PDPNGP-NNe) e resultou da Formação de Multiplicadores promovida pelo Departamento Nacional do Senac em agosto, no Regional do Piauí.
Nos três dias, o treinamento foi direcionado para instrutores, analistas educacionais e gerentes. No dia 10, o treinamento presencial foi realizado na sede do Senac, reunindo colaboradores de Aracaju e de Propriá. No dia 11, houve a formação de forma online. Já no dia 13, o treinamento aconteceu presencialmente no Centro de Educação Profissional (CEP) de Itabaiana, reunindo os colaboradores do interior das unidades de Tobias Barreto, Nossa Senhora da Glória, Lagarto e Itabaiana.


O diretor regional do Senac Sergipe, Nilson Lima, participou do treinamento na sede em Aracaju e enfatizou os esforços que a instituição vem promovendo. “Nós temos feito uma busca ativa. Quando o aluno estiver dando o sinal que vai desistir, temos que encontrar mecanismos para entusiasmá-lo de forma a permanecer em sala de aula”, disse.
Segundo Adriana Rodrigues, gerente do NPOR do Regional sergipano, o Departamento Nacional no estado vem desenvolvendo ações importantes como estudos e cultura de dados. “Nosso propósito é que juntos, instrutores, analistas e gestores, possamos fortalecer a permanência e a conclusão do aluno nos cursos de educação profissional do Senac”, afirmou.
Para o analista de processos do Núcleo de Planejamento Organizacional (NPOR), Rafael Ramos, o projeto tem como objetivo promover formação com o intuito de ampliar e fortalecer o conhecimento dos participantes sobre “Clima Escolar e Orientação Profissional”, reconhecendo que esses temas compõem as frentes de atuação do Programa Nacional de Gestão da Permanência (PNGP).


“O Senac Nacional capacitou vários técnicos do Nordeste, e nós multiplicamos tudo o que aprendemos por lá. Precisamos enfrentar o grande fenômeno que acontece em todo o Brasil: a evasão escolar. Vamos com muito empenho diminuir os índices de evasão aqui em nosso Regional”, afirmou Ramos.
A analista educacional do Senac Aracaju, Angélica Carpejani, ampliou. “Precisamos verificar o que está dificultando o nosso aluno vir para a escola e o que está faltando em relação ao nosso ensino. Esse foi um momento para discutir estratégias para serem desenvolvidas no Senac com a finalidade de melhor atender os nossos alunos”.
“Esse treinamento reforça o compromisso do Senac com o aluno para que ele se sinta pertencente à nossa instituição” pontuou Yasmin Medeiro, gerente de unidade de Lagarto.
“Foi um momento único com troca de experiências, de renovar as ideias e reforçar o espírito colaborativo entre todas as unidades e os colegas de trabalho”, finalizou o instrutor Jonatha Rodrigues.


