NotíciasSalão Nacional de TurismoSenac SETurismo

Senac Sergipe participa do 9º Salão Nacional do Turismo em São Paulo

Aula show de cocada com amendoim divulga a história e a cultura sergipana no evento
Senac Sergipe participa do 9º Salão Nacional do Turismo em São Paulo

O Senac Sergipe marcou presença na 9ª edição do Salão Nacional do Turismo 2025, realizado de 21 a 23 de agosto, em São Paulo, promovido pelo Ministério do Turismo (MTur). Com o tema “Diversidade, Inclusão e Sustentabilidade no Turismo”, o evento reuniu as 27 Unidades da Federação em uma vitrine de gastronomia, cultura, artesanato, palestras, experiências e oportunidades de negócios e contou com um recorde de 35 mil visitantes.

Na programação, o Senac Sergipe realizou uma aula show com a participação do instrutor de gastronomia, Célio Fontes, que mostrou de forma descontraída e interativa, o preparo da receita de “cocada com amendoim cozido”, criada por ele. Enquanto cozinhava, o chefe encantou e cativou o público com carisma e com a riqueza da culinária e da história sergipana.

Instrutor de gastronomia do Senac SE, Célio Fontes

“Muitas mulheres construíram suas famílias e criaram seus filhos fazendo cocada com o coco. Com esse contexto social, me surgiu a ideia de fazer essa iguaria com a macaxeira, alimento também muito representativo na subsistência familiar, unida ao amendoim que é um bem imaterial e cultural de nosso estado, para a programação da Semana S, em Aracaju. A receita foi o ápice da nossa programação”, reconheceu.

O secretário de turismo de Aracaju, Fábio Andrade, pontuou a excelência e credibilidade dos serviços que o Senac Sergipe presta ao estado. “Foi muito mais que uma aula show, foi uma aula de pertencimento. Célio mostrou nossa cultura, por meio da gastronomia, com a alegria e a energia do povo sergipano, e deixou o público com vontade de conhecer Sergipe. Parabéns ao Senac por ter um profissional como ele e uma equipe competente e comprometida. O que o Senac faz, faz muito bem-feito!”, disse.

Para o turismólogo e instrutor do curso técnico de turismo do Senac de Canindé do São Francisco (SE), Carlos Moisés, essa participação consolida por todo o Brasil, o destino sergipano, as rotas, o ecoturismo, a gastronomia, o folclore, a música e toda a riqueza de Sergipe. “A cultura sergipana é muito rica em todas as suas vertentes e o Senac com sua excelência encantou e demonstrou aqui no Salão do Turismo 2025, fortalecendo a divulgação de todo o nosso potencial”.

O secretário de estado do Turismo (Setur), Marcos Franco, chancelou a importância da presença de Sergipe no evento que reforça o protagonismo do turismo brasileiro no cenário internacional. É fundamental estarmos no evento com muitas novidades, de um setor transversal, que envolve todos os ramos como gastronomia, economia, parcerias com entidades públicas e privadas. Sergipe tem batido recordes. No nosso governo o investimento é prioridade. Quando se sabe da importância do nosso setor, que gera renda e emprego de imediato, reforçamos em proporcionar qualidade de vida para os nossos sergipanos”, finalizou.

Esteve presente também no 9º Salão Nacional de Turismo, o diretor de Educação Profissional do Senac Sergipe, Adalberto Souto.

 

 

 

 

 

 

Patrimônio Sergipano

O modo de preparar o amendoim verde cozido em Sergipe, que depois de retirado da terra é cozido na água, sal e limão, virou Patrimônio Imaterial de Sergipe, por meio do Projeto Lei 7.682 de 17 de julho de 2013, aprovado na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), em reconhecimento da importância cultural e econômica do alimento para os sergipanos.

Compartilhe

Pular para o conteúdo