No dia 1º de outubro o Senac Sergipe deu início, por meio da Comissão Interna de Prevenção a Acidentes e Assédio (CIPAA), a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sipat), realizada no Polo de Inovação, Ciência e Tecnologia, em Aracaju.
Com o tema “Saúde e Segurança em Movimento”, o evento tem como objetivo de conscientizar colaboradores do Senac sobre a saúde e a segurança no ambiente de trabalho e contou com a participação do presidente da Fecomércio, Marcos Andrade e do diretor regional do Senac Sergipe, Nilson Lima.
“Nós temos a obrigação de fazer mais e melhor por todos, principalmente entre nós mesmos. A lei começa em casa. Espero que a cada ano que passe, vivamos cada vez melhor e harmonicamente”, pontuou Andrade.
O diretor regional do Senac Sergipe, Nilson Lima, ampliou. “Somos uma grande instituição e não podemos agir de forma improvisada, temos que agir de acordo com as normas, observar a segurança para que todos possam trabalhar sem o risco de qualquer tipo de acidente de trabalho, além de minimizar ao máximo qualquer situação dessa natureza”.
De acordo com a vice-presidente da CIPAA, Rosineide Fontes, a programação segue até dia 7 e serão realizadas atividades como técnicas de primeiros socorros, treinamento de Equipamento de Proteção Individual (EPI), ergonomia, técnicas de autocuidado, respiração e bem-estar, ginástica laboral e massoterapia.
“A saúde do trabalhador não é apenas uma questão física, mas também emocional e precisam estar em equilíbrio. A Sipat também tem como finalidade interiorizar as ações para que todos os colaboradores sejam contemplados com as atividades.
O tema “Primeiros Socorros” foi abordado pelo socorrista do Samu Sergipe, Rafael Nascimento. “Nós abordamos o tema importantíssimo em situações que ocorrem no cotidiano, como desmaios, convulsões, sangramentos e parada cardiorrespiratória, para que as pessoas possam atuar com eficácia, até que a ajuda especializada chegue e a vida seja salva”.
Já o uso dos EPI’s foi abordado pelo instrutor da Aprendizagem do Senac Sergipe, Marcos Nunes, com especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho (EST). “É um tema de extrema importância para os trabalhadores. O empregador tem a função de fornecer os equipamentos e treinar para que todos usem corretamente e se protejam de possíveis acidentes de trabalho”, disse.
Para José Gladson Rodrigues, supervisor de crédito e finanças o Senac Sergipe, a realização da Sipat é uma preocupação do Senac Sergipe com a saúde e segurança de seus trabalhadores. “A semana nos traz conhecimento relevantes sobre a legislação, preservação e cuidados com a saúde de todos nós”.
Nos dias 3, 6 e 7/10, as mesmas ações serão realizadas nas unidades de Nossa Senhora da Glória, Itabaiana e Lagarto, respectivamente. Confira a programação abaixo: