O Senac Sergipe participou do encontro formativo “Futuro do Emprego – jovens preparados: Sergipe mais forte”, realizado em dia 24 de julho, no Teatro Tobias, em Aracaju, que teve como objetivo discutir ações que preparem os jovens sergipanos para o mercado de trabalho.
A ação é uma parceria das Secretarias de Estado da Educação e da Cultura (Seduc) e do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem), com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) de Sergipe. No evento, o Senac e a Seduc firmaram acordo para a qualificação profissional de 3700 alunos em 70 municípios, e o Senac e a Seteem acordaram a qualificação de 1400 jovens, totalizando 5100 jovens qualificados.
De acordo com o presidente da Fecomércio Sergipe, Marcos Andrade, o Sistema S representa 78% da geração de emprego e renda em Sergipe. “Temos qualificado essa mão de obra e ofertado ao mercado trabalho, temos feito muito pela economia criativa, que tem sido sucesso em Sergipe. Nosso estado também tem sido exemplo na geração de emprego e renda e no crescimento da economia. É uma parceria público privada de sucesso”, observou.
Para o diretor regional do Senac Sergipe, Nilson Lima, o evento coroou esforços de instituições preocupadas com a empregabilidade e com a qualificação profissional dos sergipanos. “O Senac é um parceiro do Governo do Estado, da Seteem e da Seduc e fazemos um trabalho cada vez mais, sintonizado com as necessidades dos jovens, dos empresários e da sociedade”, afirmou.
O governador de Sergipe, Fábio Mitidieri, reforçou o importante papel do Senac Sergipe nesta parceria. “O Estado vive um grande momento. O emprego está aqui, as empresas estão chegando e o jovem vislumbra que pode chegar lá. A gente vai conseguir conscientizar os nossos jovens sobre a importância de se preparar para o cenário de empregabilidade. Quero parabenizar o Senac porque tem uma qualidade reconhecida por todos. Esperamos que, por meio dessa qualificação e parceria, possamos inserir mais pessoas no mercado de trabalho. Assim teremos um Sergipe cada vez mais preparado”, considerou.
“Debatemos as perspectivas do mercado econômico de Sergipe. Os investimentos que estão acontecendo, as empresas que estão se instalando e os empregos que serão gerados. Nós estamos abrindo as portas do mercado de trabalho para a nossa juventude”, completou o secretário de Trabalho, Jorge Teles.
Na ocasião, foi realizado painel temático sobre oportunidades e o futuro do mercado de trabalho com a participação do governador de Sergipe, Fábio Mitidieri; o vice-governador e secretário estadual de educação e cultura de Sergipe, Zezinho Sobral; o secretário estadual do trabalho, emprego e empreendedorismo, Jorge Teles e o presidente do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac de Sergipe, Marcos Andrade. O Senac Sergipe ofereceu ao público uma experiência interativa de realidade virtual, no foyer Teatro Tobias Barreto.