Notícias

Senac participa de Feira em escola e leva recursos de acessibilidade


Senac participa de Feira em escola e leva recursos de acessibilidade
Claudio Cândido, coordenador dos cursos de Informática

No último sábado, 14 de abril, o Senac Sergipe participou da Feira de Ciência e Tecnologia do Colégio Aprendiz, voltada para alunos do ensino fundamental. Para o evento, o Senac levou alguns recursos que utiliza em seu processo educacional voltados às Pessoas com Deficiência (PcD), o que garante a acessibilidade aos cursos ofertados pela instituição. Participaram da Feira a coordenadora do Programa Senac de Acessibilidade, Andrea Figueiredo, e o coordenador de Informática, Cláudio Cândido.

No stand, os colaboradores expuseram um computador dotado com o leitor de tela NVDA, um aplicativo de software que converte um texto em um discurso sintetizado, permitindo ao usuário ouvir em vez de visualizar o conteúdo do computador. Todos as máquinas utilizadas nos cursos são dotadas com esse sistema.

Andrea Figueiredo, coordenadora do Programa Senac de Acessibilidade

Andrea e Claudio fizeram a demonstração, ainda, do teclado em braile, e do cardápio em braile dos restaurantes Senac Bistrô e Cacique Chá. “Pediram que levássemos recursos voltados para as pessoas com deficiência visual, mas o Programa Senac de Acessibilidade é ainda mais amplo e contempla outros tipos de deficiência, também. De qualquer forma, foi importante participar do evento para divulgarmos que a instituição está empenhada em se adequar a todos os critérios de acessibilidade para poder atender cada vez melhor a todos os públicos”, disse Andrea, reforçando que o Senac também dispõe de intérpretes de Libras para acompanhamento dos alunos com deficiência auditiva.

Etapas

O Programa Senac de Acessibilidade é composto por algumas etapas. Adequar o ambiente para receber e acomodar todos os alunos é uma das mais importantes deste processo. Para tanto, o Senac tem realizado uma série de melhorias e adaptações em seu espaço físico.

O prédio da Unidade Aracaju, por exemplo, conta com nove rampas de acesso, corrimões nas escadas e também nas rampas, portas e banheiros adaptados, 710 metros de piso tátil, vagas de estacionamento exclusivas e dois elevadores.

Programa de Benefícios

Garantir o acesso de alunos com deficiência aos cursos do Senac através da oferta de descontos é o objetivo desta etapa. Através do Programa de Benefícios, é analisada a situação de renda e a deficiência do estudante, e ofertado a ele um desconto de 50% ou a isenção total da taxa do curso que pretende fazer. “É um importante estímulo que o Senac oferece para que esse aluno se matricule na instituição”, diz Andrea Figueiredo.

Compartilhe

Pular para o conteúdo