Notícias

Senac ofertará cursos gratuitos para alunos do Atheneu Sergipense


O auditório Hilton Ribeiro, da unidade de Aracaju do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) foi o palco escolhido para receber os alunos do terceiro ano do ensino médio do Colégio Estadual Atheneu Sergipense para o primeiro passo de uma parceria entre a escola e o Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, através da Câmara de Jovens Empresários e o Senac. A cooperação entre as instituições envolve um projeto que ofertará gratuitamente duas turmas de capacitações nos campos do marketing digital e da programação de sistemas.

O coordenador das Câmaras Empresariais, Lucas Uriel, apresentou o trabalho do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac

O coordenador das Câmaras Empresariais, Lucas Uriel, observou que a necessidade de qualificações nessa área surgiu de uma pesquisa realizada entre membros das câmaras. “Chegamos ao resultado de que essas áreas de formação eram uma das principais dores do mercado sergipano, ficando aparente a dificuldade de encontrar talentos nas áreas de marketing digital e programação de sistemas. Como o Senac já oferece essas formações, nada melhor que essa mão de obra seja qualificada pelo nosso braço de aprendizagem”, destaca.

O gerente da Divisão Educacional Profissional , Adalberto Souto, falou sobre as formações do Senac.

Para o gerente da Divisão Educacional Profissional do Senac, Adalberto Souto, participar desse projeto é poder colocar em prática a missão da instituição que é educar para o trabalho em atividades do comércio de bens, serviços e turismo. “Nos sentimos privilegiados em poder fazer parte dessa caminhada que tem a finalidade de atender a uma demanda do mercado sergipano, por meio da formação profissional desses jovens. O Senac já possui o eixo de Tecnologia da Informação, possibilitando uma maior celeridade nessa jornada formativa”, afirma.

Rafael Lins apresentou as possibilidades do mercado para o marketing digital.

O evento contou com o relato de experiência do jovem empresário, Rafael Lins, sobre como é o mercado de marketing digital em Sergipe e como ele está evoluindo. O ex-aluno do Senac e hoje empresário da área de tecnologia, Hermeval Souza, também participou do evento e apresentou sua experiência com a programação sistemas e como essa área pode transformar os processos empresariais.

O ex-aluno do Senac e hoje empresário da área de tecnologia, Hermeval Souza, contou sua história na área das tecnologias

O empresário e ex-aluno do Atheneu, Gabriel Reis, mostrou como a programação mudou sua vida e o proporcionou a ascensão social. O jovem iniciou no Laboratório de Criatividade, Tecnologia e Inovação do Atheneu (LEAD) e hoje já presta serviço para empresas nacionais e internacionais.

O empresário da área de programação e ex-aluno do Atheneu, Gabriel Reis.

Qualificação profissional em Sergipe

Para a membra do comitê de fomento ao empreendedorismo da Câmara de Jovens Empresários, Maria Antônia Lima, é preciso fazer uma ação efetiva para qualificar mão de obra. “É necessária a formação, da melhor forma possível, desses profissionais para que sejam aproveitados pelo mercado sergipano que sofre com a escassez. Além disso, precisamos de estratégias para reter essa mão de obra no mercado local para que ambos cresçam juntos”, comenta.

Maria Antônia Lima, membra do comitê de fomento ao empreendedorismo da Câmara de Jovens Empresários.

Fábio Teles, também do comitê de fomento ao empreendedorismo, comenta que a responsabilidade dos empresários mais novos, é de entender quais são as vanguardas de negócios. “Temos o apoio dos que já estão há muito tempo no mercado e temos que tê-los como base, mas pensar quais são as possibilidades para o futuro. A tecnologia está impregnada em nossas vidas e devemos estar preparados, formados e prontos para agarrar as oportunidades de emprego que estão disponíveis”, afirma.

Fábio Teles, membro do comitê de fomento ao empreendedorismo da Câmara de Jovens Empresários.

Futuros profissionais

A jovem de 17 anos, Bárbara Noemi Silva, escolheu se inscrever para o curso de Marketing Digital. “Hoje estamos imersos nas redes sociais e sempre somos tocados pela publicidade online. Quero aprender mais sobre esse mundo que eu faço parte e que gosto muito. Quero aprender como é que as lojas fazem para entregar suas publicidades e principalmente como posso transformar isso em um meio de vida”, diz.

Bárbara Noemi Silva, escolheu se inscrever para o curso de Marketing Digital.

Já Ravi Ribeiro, de 18 anos, quer aprender mais sobre o mundo da programação para trabalhar com segurança na internet. “Eu tenho aproximação com tecnologia desde os três anos de idade e desde os doze anos eu brinco de hackear meu próprio computador com a finalidade de testar a segurança dele. Então poder fazer uma formação pelo Senac, gratuita e na área de programação pode ser o primeiro para eu poder trabalhar com segurança na internet”, enfatiza.

Ravi Ribeiro, quer trabalhar com segurança na internet.

Compartilhe

Pular para o conteúdo