Notícias

Senac Itabaiana lança curso para Instrumentador Cirúrgico


Senac Itabaiana lança curso para Instrumentador Cirúrgico

O Senac Sergipe, que já é referência na realização do curso Técnico em Enfermagem e Especialização Técnica em Enfermagem do Trabalho, traz mais uma novidade para os profissionais da área. Trata-se da Especialização Técnica em Instrumentação Cirúrgica, que a Unidade Itabaiana passa a ofertar a partir do dia 13 de agosto e cujas matrículas já estão abertas. O curso é voltado para técnicos em Enfermagem e tem 340h de carga horária, com aulas de segunda a sexta, das 19h às 22h. Mais informações pelo 79-3431-1655.

Com o avanço das técnicas e dos instrumentais, o instrumentador cirúrgico tornou-se um membro importante nas equipes cirúrgicas. Este é o profissional que faz a verificação de materiais e equipamentos necessários utilizados antes, durante e após a cirurgia, controlando e fornecendo o material ao médico-cirurgião e seus auxiliares no ato da operação. Outra função importante do instrumentador cirúrgico é limpar e organizar todos os materiais da sua equipe após o término da cirurgia, conservando a durabilidade de todo o instrumental.

De acordo com Caroline Teles, coordenadora técnica do segmento Saúde do Senac, o curso atende à necessidade da formação de um profissional que atua de forma diferenciada na equipe de enfermagem. “A área de instrumentação cirúrgica não é contemplada com profundidade no curso Técnico em Enfermagem. No entanto, o surgimento de novas técnicas cirúrgicas e procedimentos de alta complexidade, bem como a necessidade de manutenção e conservação correta dos instrumentais, exige desses profissionais uma constante atualização. Por isso, estamos ofertando o curso de Instrumentador Cirúrgico, para que os técnicos em Enfermagem possam aprimorar suas competências nessa área”, explicou.

Compartilhe

Pular para o conteúdo