Notícias

Senac fecha parceria com Hemose para doação coletiva


A diretora do Senac, Priscila Felizola. A sua direita: o assessor de coleta externa do Hemose, Roney Bantin, e o diretor geral interino da Fundação de Saúde Parreira Horta, Guilherme Maia. A sua esquerda: o gerente do CEP Aracaju, Antônio Santana.

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) em Sergipe, fecha parceria com a Fundação de Saúde Parreiras Horta (FSPH), através do Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose), com a finalidade de realizar uma ação de doação de sangue junto aos colaboradores e aos alunos. A coleta acontecerá no próximo dia 29 de julho das 8h às 17h no Centro de Educação Profissional (CEP) Aracaju.

A diretora do regional do Senac, Priscila Dias Felizola, ressalta a importância da ação para salvar vidas. “Somos uma instituição de educação que prezamos pelo bem-estar da nossa sociedade, por isso realizamos ações como essa que tem a finalidade de ajudar àqueles que precisam de sangue. Não podemos esquecer que com apenas uma bolsa de sangue é possível salvar até 4 vidas. Fico feliz que vamos realizar esta ação e parabenizo a equipe da FSPH e Hemose pelo belíssimo trabalho que desenvolvem”, destaca.

O diretor geral interino da Fundação de Saúde Parreira Horta, Guilherme Maia, afirma que o convite feito pela diretora do Senac foi aceito de imediato. “Nos colocamos à disposição desde o primeiro contato realizado pela diretora Priscila Felizola. Hoje estamos aqui para formalizar nossa parceria e realizar uma visita técnica com a finalidade de conhecer o espaço que vamos montar a estrutura exigida pela vigilância sanitária para doação. Tenho a certeza de que será uma ação de sucesso”, diz.

O assessor de coleta externa do Hemose, Roney Bantin, estima que serão realizados cerca de 150 cadastros. “Infelizmente nem todos os atendidos durante a ação conseguem efetivamente doar por motivo de gripe, uso de determinados medicamentos, pressão alta, entre outros. Estimamos que do total de cadastros consigamos algo em torno de 90 a 100 bolsas de sangue que já é um número muito bom”, afirma.

Estão aptas a realizar doação de sangue qualquer pessoa com idade entre 16 e 69 anos, que pesem acima de 50kg. Importante frisar que o doador deve estar bem alimentado, descansado, sem ingerir bebida alcoólica há 12h e sem fumar há 2h antes de doar, além evitar ingerir alimentos gordurosos no período mínimo de 3h antes da doação.

Menores de 18 anos necessitam da autorização dos pais ou responsável legal. Clique aqui e acesse o documento de autorização para menores de idade.

Compartilhe

Pular para o conteúdo