Notícias

Senac certifica alunos de Cozinheiro Básico em Laranjeiras


Senac certifica alunos de Cozinheiro Básico em Laranjeiras

Na tarde de quinta-feira, 07 de dezembro, o Senac/SE, a Secretaria de Estado do Turismo e a Prefeitura Municipal de Laranjeiras, promoveram o encerramento e a entrega de 24 certificados da turma de Cozinheiro Básico. O curso gratuito, realizado com investimentos do Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur) e financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), faz parte do Programa de Capacitação da Cadeia Produtiva do Turismo em Sergipe. A solenidade aconteceu no auditório da Universidade Federal de Sergipe, Campus Laranjeiras.

Participaram da entrega o secretário de Estado do Turismo, Fábio Henrique, o prefeito de Laranjeiras, Paulo Hagenbeck, a vice-prefeita da cidade, Sueli Nascimento, e o gerente da Unidade Móvel do Senac, Edivaldo Fontes, além de vereadores do município. Alunos do curso de Garçom do Senac, de Nossa Senhora do Socorro, também participaram do evento realizando uma atividade prática.

O secretário Fábio Henrique enalteceu a importância do projeto e a parceria com o Senac. “O programa é um dos pilares do Prodetur, que trabalha com obras, publicidade e divulgação, mas também com qualificação. É importante capacitar os atores que vão trabalhar com o turismo, e o Senac é um parceiro extremamente importante, pois qualifica com credibilidade. Essa instituição tem a expertise no Brasil inteiro em formação profissional, então a parceria entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Turismo, com o Senac tem sido vitoriosa. São vários municípios inseridos nesse trabalho, e quem ganha é o turismo de Sergipe, porque vamos ter pessoas prontas e preparadas para receber o turista em nosso Estado”, declarou Fábio Henrique.

O gestor destacou, ainda, as potencialidades turísticas da cidade de Laranjeiras. “É uma joia a ser lapidada. Laranjeiras tem um potencial impressionante e ainda desconhecido por boa parte, inclusive pelos sergipanos. É preciso que todos conheçam suas igrejas, seus monumentos, suas manifestações culturais, os grupos folclóricos, o turismo religioso… E é com esse potencial que estamos trabalhando para incluir tanto Laranjeiras quanto São Cristóvão no roteiro do turismo religioso e cultural, daí a importância desse programa e da parceria com o Senac”, ressaltou o secretário.

Para os alunos concludentes, a certificação do Senac representa melhores chances no mercado de trabalho. É o que acredita a cozinheira Maria Santos Narciso, que costuma trabalhar em restaurantes da cidade, mas está desempregada no momento. “Com o diploma do Senac a gente consegue um emprego melhor, tem melhores oportunidades, além do aprendizado que o curso oferece. A população precisa de cursos gratuitos pois, assim, a gente fica sempre mais preparada”, disse Maria.

“Já fiz outros cursos do Senac, uma empresa muito reconhecida e respeitada. Então eu acredito que, com esse certificado, vou ter mais chances de conseguir um bom emprego. Agradeço a todos os envolvidos por trazerem esses cursos para Laranjeiras”, disse a dona-de-casa Meire Ivone de Santana.

Maria Santos e Meire Ivone

Turismo

O Programa de Capacitação da Cadeia Produtiva do Turismo em Sergipe tem como meta a execução de 52 turmas em 30 municípios sergipanos, totalizando 1.300 pessoas qualificadas ao final do processo. Além do Senac/SE, a Universidade Federal de Sergipe e o Sebrae também participam do projeto, que tem investimentos de R$ 3.225.459,67, provenientes do Prodetur.

O Senac/SE está ofertando, até o final de 2018, os títulos de Cozinheiro Básico, Garçom Básico, Camareiro Básico, Vendedor de Artigo para Turista, Fabricação de Peças Artesanais, Informações Turísticas, Elaboração de Roteiros para Condutores de Visitantes, Boas Práticas na Manipulação de Alimentos para Serviços de Alimentação, Eletrônica e Manutenção Geral para Hotéis.

Além da capital, os municípios contemplados são Indiaroba, Santa Luzia do Itanhy, Estância, Itaporanga D’Ajuda, São Cristóvão, Barra dos Coqueiros, Nossa Senhora do Socorro, Laranjeiras, Santo Amaro, Pirambu, Pacatuba e Brejo Grande, que compõem o Polo Costa dos Coqueirais. Também receberão os cursos os municípios de Canindé de São Francisco, Monte Alegre, Nossa Senhora da Glória, Propriá, Japoatã, Santana do São Francisco, Neópolis, Ilha das Flores, Telha, Cedro de São João, Poço Redondo, Porto da Folha, Gararu, Itabi, Nossa Senhora de Lourdes, Canhoba e Amparo de São Francisco, que fazem parte do Polo Velho Chico.

 

 

Compartilhe

Pular para o conteúdo