Notícias

Semana Senac Incluindo Você discute os caminhos da inclusão e da acessibilidade


Semana Senac Incluindo Você discute os caminhos da inclusão e da acessibilidade

 

Aulão de Libras para alunos e colaboradores
Quadrilha do Ciras

Discutir os meios para se tornar uma escola cada vez mais inclusiva e adaptada às diferentes necessidades: este foi o grande objetivo da “Semana Senac Incluindo Você 2018”. O evento, que aconteceu de 11 a 15 de junho, contou com uma vasta programação e atraiu centenas de alunos e colaboradores da instituição. Atividades como aulas de Libras, oficina de Inclusão Digital, Dia da Beleza, apresentações culturais, além da presença de instituições que trabalham na integração de pessoas com deficiência (PcD).

Organizado pelo Núcleo de Promoção Social e Relações com Egressos, o evento sediou, ainda, a reunião do Fórum Estadual de Inserção da Pessoa com Deficiência no Mercado de Trabalho. “Pensamos em uma programação para incluir o colaborador, o aluno e pessoas da comunidade interessadas em participar dessa discussão. Um dos serviços do Núcleo é o Programa Senac de Acessibilidade e, através dele, estamos sempre pensando em como melhor receber as PcD em nossa instituição e garantir que a passagem delas pelo Senac seja produtiva e marcante”, disse Hipácia Nogueira, gerente do Núcleo de Promoção Social.

Alunas do Ipaese ganharam Dia de Beleza

E os instrutores são peças importantes nesse processo. Por isso, a necessidade de sempre prepará-los e qualificá-los para conseguirem lidar com as diferentes necessidades dos alunos. “O Senac é uma casa que vem sempre buscando preparar os instrutores e outros colaboradores para receberem essa diversidade. Esse evento, assim como outros, é para que a gente busque uma maneira mais fácil de se comunicar com esse público que chega”, disse o instrutor Marco Gonçalves.

A “Semana Senac Incluindo Você” contou a exposição dos trabalhos do Centro de Integração Raio do Sol (Ciras), da Associação dos Deficientes Visuais de Sergipe (Adevise) e do Centro de Apoio Pedagógico para Atendimento às Pessoas com Deficiência Visual (CAP) da Prefeitura de Aracaju. As entidades demonstraram aos alunos e colaboradores do Senac parte do trabalho de inclusão e integração que elas desenvolvem.

O evento trouxe, ainda, apresentações da quadrilha do Ciras e do coral da Adevise. “A gente precisa aprender muito com vocês e estamos abertos a essa troca, para que sejamos incluídos como uma escola que realiza a sua missão e consegue realizar suas obrigações para com todos que nos procuram”, declarou Paulo do Eirado, diretor do Senac, após a apresentação do coral da Adevise.

Programa Senac de Acessibilidade

Jovem da Apae ganha corte de cabelo
Oficina de Inclusão Digital

“O Programa Senac de Acessibilidade garante que a PcD seja inserida em nossos cursos de qualificação. Quando ela chega aqui, identifica sua deficiência e nós analisamos os recursos necessários para que ela possa assistir às aulas e ter acesso a todo a experiência pedagógica que o Senac oferece. Então nós damos toda a assistência a ela no decorrer de sua passagem pela instituição”, disse Andréa Figueiredo, coordenadora.

O programa é composto por algumas etapas. Adequar o ambiente para receber e acomodar todos os alunos é uma das mais importantes deste processo. Para tanto, o Senac tem realizado uma série de melhorias e adaptações em seu espaço físico.

O prédio da Unidade Aracaju, por exemplo, conta com nove rampas de acesso, corrimões nas escadas e também nas rampas, portas e banheiros adaptados, 710 metros de piso tátil, vagas de estacionamento exclusivas e dois elevadores.

Programa de Benefícios

Parte da equipe do Núcleo de Promoção Social

Garantir o acesso de alunos com deficiência aos cursos do Senac através da oferta de descontos é o objetivo desta etapa. Através do Programa de Benefícios, é analisada a situação de renda e a deficiência do estudante, e ofertado a ele um desconto de 50% ou a isenção total da taxa do curso que pretende fazer. “É um importante estímulo que o Senac oferece para que esse aluno se matricule na instituição”, disse a coordenadora.

Compartilhe

Pular para o conteúdo