Notícias

Programa Miniempresas: Senac inicia mais uma turma


Programa Miniempresas: Senac inicia mais uma turma

O Senac Sergipe deu início à etapa 2018 do Programa Miniempresa com alunos do curso de Assistente Administrativo. Desenvolvido pelo Senac em parceria com a associação norte-americana Junior Achievement, o projeto visa despertar o empreendedorismo entre os jovens, proporcionando uma visão clara do mundo dos negócios.

Durante 15 semanas, eles aprendem conceitos de livre iniciativa, mercado, comercialização e produção. Na prática, os alunos criam uma miniempresa, planejam e atuam em todas as suas áreas, produzem e vendem um produto, apuram os resultados e remuneram com valores simbólicos todos os envolvidos. Tudo isso com a supervisão de empresários voluntários ligados à Junior Achievement.

“Essa organização não-governamental tem como objetivo levar para os jovens a educação empreendedora através do método aprender-fazendo. Nós criamos para eles um ambiente para que possam realmente aprender na prática os principais caminhos para quem quer empreender, e têm a oportunidade de vivenciar os conflitos inerentes a quem vai montar um negócio: a questão financeira, os cálculos para abrir a empresa, qual o ponto de equilíbrio, ou seja, precisam descobrir quantos produtos precisam vender para não ter prejuízo, fazem a projeção de quanto pretendem ter de lucro. Para ter sucesso no programa eles terão que passar por todos os processos que uma empresa real precisa enfrentar”, explicou Adriana Riquelme, gestora de projetos da Junior Achievement.

Formada em Direito e aluna do Senac, Marcela Lobão Franco acredita que o programa será útil para que ela possa empreender muito em breve. “Acho que muitas pessoas que querem abrir um negócio não têm acesso a essas informações, como por exemplo: como levantar capital para abrir uma empresa? Eu realmente não tenho noção, mas acredito que vai ser muito válido descobrir isso no projeto”, disse a jovem.

O Miniempresas é uma ação do Programa Senac Pleno, pensado e desenvolvido pelo Senac Sergipe para levar aos alunos uma educação além da formação obrigatória. Desde 2013, mais de 360 jovens já passaram pelo projeto, sendo responsáveis pela criação de sete miniempresas e diversos resultados positivos.

“Em 2013 fizemos a primeira miniempresa. Esses jovens, à época alunos do Pronatec, foram participar do prêmio Pronatec Empreendedor em Brasília, e tiraram terceiro lugar. Em 2014 tivemos a oportunidade de criar três miniempresas, das quais duas participaram da Feira do Sebrae Nacional em Brasília. Participar desse projeto traz um ganho muito significativo para eles. O Senac, em nosso Estado, através de sua administração regional, está desenvolvendo esse projeto através da Plataforma de Engajamento Senac Pleno, e é o único Senac em nível nacional que oferece aos alunos além do contrato que eles fazem conosco. Os alunos saem daqui com atitudes empreendedoras, com protagonismo”, declarou Antônio Ramos, coordenador do Senac Pleno.

Compartilhe

Pular para o conteúdo