Com objetivo de preparar equipes para superar barreiras e garantir igualdade de acesso e atendimento, o Senac Sergipe realizou, no dia 11 de julho, a “2ª Oficina de Atendimento às pessoas com deficiência”, voltada para equipe técnica educacional, na unidade de Aracaju.
A ação foi realizada pelo Núcleo de Promoção Social e Relações com Egressos (NPRE) e faz parte do Programa Senac de Diversidade, Inclusão e Equidade, Multitude Edu. Para a analista do NPRE, Sílvia Conceição, especialista em educação inclusiva, a oficina teve como objetivo sensibilizar os empregados com relação ao atendimento ao público do Senac.
“Fizemos o letramento para que todos entendam os termos, as formas de abordar as pessoas, para que elas possam se sentir acolhidas, pertencentes e valorizadas. Assim o Senac institui a verdadeira inclusão, diversidade e equidade no ambiente escolar”, resumiu Sílvia.
“Participar dessa oficina foi fundamental, porque aqui nos colocamos no lugar de pessoas com deficiência. Foi uma experiência fantástica. O Núcleo está de parabéns por proporcionar esse momento com uma visão diferenciada do que é de fato ter uma deficiência”, destacou o gerente da unidade de Nossa Senhora da Glória, Edilson Santos.
A analista educacional do Senac Aracaju, Ylusca Ribeiro, explicou que vivenciar esse momento de se colocar no lugar do outro, provocou uma profunda reflexão. “Me deparar com essa situação, sem enxergar e ter que confiar na orientação de outras pessoas é um desafio que me tocou muito. Refleti em como posso ser um ser humano melhor para atender as pessoas de uma forma mais igualitária, independente das situações. É uma sensação de impotência, mas é necessário buscar apoio daqueles que nos rodeiam”, finalizou.