Como parte do programa pedagógico do curso, que visa integrar o conhecimento teórico ao contexto prático do mercado de trabalho, alunos do curso de Rádio e Televisão do Senac Sergipe tiveram a oportunidade de enriquecer a formação técnica com uma visita à emissora de rádio Xodó FM, situada no bairro Santo Antônio, em Aracaju.
Durante a visita, que aconteceu na sexta-feira, 29 de agosto, os alunos tiveram a chance de explorar os estúdios da rádio, observar o funcionamento das operações diárias e interagir com profissionais experientes da área. Essa imersão no ambiente profissional complementa as aulas teóricas e encoraja os alunos a aplicar o que aprenderam de maneira prática, promovendo um entendimento mais profundo do fluxo de trabalho em uma emissora.
Para a coordenadora de jornalismo da Xodó FM, Martha Costa, conhecer inovações tecnológicas e práticas de mercado atuais prepara os estudantes para se adaptarem rapidamente às mudanças do setor.
“Enquanto veículo de comunicação, a gente sempre agrega muito valor a essas visitas de pessoas em fase de qualificação, por entender que a Xodó tem como contribuir na formação desses alunos. O mercado tem passado por transformações, saindo da rádio difusão para agregar o audiovisual, e compreendendo que o mercado está em evolução, os alunos têm como ter essa vivência do que é realmente o mercado de trabalho, com todos os seus desafios e nuances, e principalmente entender essa nova fase”, afirmou.
A visita técnica representa uma ponte entre a sala de aula e o mercado de trabalho, proporcionando uma perspectiva realista das demandas e desafios da profissão. Segundo Franklin Timóteo, instrutor do curso, experiências como essa são essenciais para preparar os futuros profissionais.
“Essa imersão dos alunos, a vivência no dia a dia de emissora, seja na perspectiva do editorial, seja em questões técnicas ou numa perspectiva artística, é muito importante para que os alunos entendam todo esse processo de formatação de uma emissora de rádio e desses processos de evolução que a comunicação vem sofrendo. É um momento de muito aprendizado”, ressaltou.
“Uma coisa a gente discutir a teoria em sala de aula. Outra realidade é presenciar essa teoria em movimento, se adaptando às tendências, sem se afastar da sua essência. Conhecer a modernidade sendo construída, e nós, na condição de estudantes, como agentes participantes ao mesmo tempo em que estamos nos habilitando para comunicação, também, somos provocados a dar a nossa parcela de contribuição, no sentido de consolidar esse movimento”, pontuou Robson de Santana Guidic.
“A Xodó pode contribuir abrindo o espaço da emissora para os alunos. Pela história que estamos construindo, contem com a rádio, as portas estão abertas”, finalizou Nelson Nascimento, fundador e proprietário da Xodó FM e da Rede Xodó de Comunicação, que já passou pelas salas de aula do Senac no curso Técnico de Rádio e Televisão.