A delegação do Senac Sergipe, composta por funcionários premiados na competição de gamificação ocorrida durante a Jornada Pedagógica de fevereiro, estreou no 21º Congresso Internacional de Inovação na Educação. O evento acontece no Recife Expo Center, na capital pernambucana, e reúne até o dia 3 de outubro educadores, gestores e especialistas de diversas regiões do Brasil e do mundo. Com o tema “Educação em Movimento: grandes ideias, novos caminhos”, o congresso é uma plataforma para troca de conhecimento e inovação na área educacional.
Uma das principais atrações no auditório principal foi a palestra de Auxiliadora Padilha, que explorou “Gamificação e Metodologias Ativas: como conectar tendências e práticas que engajam de verdade”. Seguindo a temática de inovação, Rafael Araújo apresentou a palestra “InteligêncIA Educacional: desafios e caminhos para educadores na era da IA e da personalização do ensino”, abordando o papel da inteligência artificial na personalização do aprendizado.
A comitiva sergipana participou de oficinas e atividades interativas, além de visitar o Espaço do Prints – Circuito de Inovação Senac PE, que oferece projetos de inovação e sustentabilidade. O evento destacou também intervenções importantes, como “Inovação que gera empregabilidade”, por Márcio Marietti, e “Conectando redes para o cuidado com o planeta”, por Thomas Kiss, bem como a palestra “Inovar é Coletivo”, de Renato Rodrigues, abordando a colaboração na educação digital.
Os próximos dias do congresso promete explorar temas como inclusão digital, neurociência aplicada à educação e metodologias híbridas. A expectativa da delegação sergipana é extrair insights e estabelecer um plano para implementar práticas inovadoras ao retornar para Sergipe.
“A experiência no Congresso Internacional de Inovação na Educação permite absorver práticas inovadoras e traz inspiração para aprimorar ainda mais o trabalho pedagógico que realizamos no Senac Sergipe”, ressalta Graciana Carvalho, analista pedagógica do NDIE.