Congresso Internacional de Inovação em EducaçãoInovação EducacionalNotícias

Palestra sobre criatividade encerra Congresso Internacional de Inovação na Educação

O palestrante Marcelo Tas instigou os participantes a refletirem sobre o papel da imaginação como força transformadora na educação
Palestra sobre criatividade encerra Congresso Internacional de Inovação na Educação

O terceiro e último dia do 21º Congresso Internacional de Inovação na Educação, realizado em Recife, foi marcado por uma programação intensa, que uniu práticas inovadoras, experiências compartilhadas e debates sobre o futuro da aprendizagem. O ponto alto da noite ficou por conta da palestra de encerramento do comunicador Marcelo Tas, que trouxe o tema “Criatividade e Inovação”.

Com seu estilo provocador, Tas instigou os participantes a refletirem sobre o papel da imaginação como força transformadora na educação. “Criar é reinventar, é olhar para os desafios da escola contemporânea e enxergar caminhos que ainda não foram trilhados”, destacou, apontando a criatividade como motor para mudanças significativas no ensino.

Além da palestra, o evento contou com atividades nos espaços experienciais, onde educadores exploraram práticas de inteligência artificial, gamificação e metodologias ativas. No Espaço do Conhecimento, pesquisadores apresentaram estudos e relatos de experiências, fortalecendo o intercâmbio entre profissionais de diferentes regiões do país.

Ao longo do congresso, palestrantes e oficineiros marcaram o público com reflexões e inspirações. A instrutora da aprendizagem do CEP Aracaju, Tâmara Feitosa, destacou as provocações trazidas por nomes como Edgar Andrade, Luciano Meira, Rafael Araújo e André Silva.

“O que me marcou em Edgar Andrade foi sua comunicação clara e visualmente envolvente mostrou que é possível inspirar professores a criarem diferenciais reais na vida dos adolescentes. Já na palestra de Rafael Araújo, sua fala me fez refletir sobre como a IA pode deixar de ser ameaça e se tornar aliada.  Saio desses dias com a sensação de que a educação pode ganhar força quando une movimento, inovação e reflexão”, disse.

A analista do NPRE, Silvia Conceição, também destacou a relevância das vivências práticas proporcionadas pelo congresso. “Participar do 21º Congresso Internacional de Inovação na Educação foi uma experiência enriquecedora, pois, além das palestras, tivemos muito conhecimento através das oficinas. Isso torna o aprendizado ainda mais rico. Sairei com muitos insights”, afirmou.

Os representantes do Senac Sergipe que participaram do congresso foram selecionados como ganhadores de uma gamificação realizada durante a Jornada Pedagógica 2025, promovida em fevereiro. A iniciativa premiou aqueles que se destacaram nas dinâmicas propostas durante o evento.

Compartilhe

Ir para o conteúdo