Inclusão educacionalItabaianinhaModaNotícias

Senac de Tobias Barreto inicia curso do programa Primeiro Emprego em Itabaianinha com foco na trilha de costura

Os alunos  terão a oportunidade de estágio supervisionado nas fábricas parceiras, com o compromisso das empresas de contratar ao menos 30% dos formados
Senac de Tobias Barreto inicia curso do programa Primeiro Emprego em Itabaianinha com foco na trilha de costura

O Senac, em parceria com o governo do Estado, iniciou turmas do Programa Primeiro Emprego, – Trilha de Costura, uma iniciativa que une capacitação profissional e inclusão produtiva. Nesta etapa inicial, quatro empresas do setor têxtil local — Grupo Linda, Oxinty, Casf e Rosa Chick — firmaram parceria com o Senac, responsável pela qualificação técnica dos participantes, para promover a formação de novos profissionais e fortalecer o mercado local.

“Para o Senac, fazer parte do Programa do Primeiro Emprego em Itabaianinha é reafirmar nosso compromisso com a qualificação profissional e com o desenvolvimento do setor têxtil no estado. Estar ao lado das confecções locais, formando jovens preparados para os desafios da indústria, é fundamental para consolidar Itabaianinha como a verdadeira Capital da Moda Sergipana. Esse movimento fortalece as marcas locais, gera oportunidades e posiciona Sergipe com mais força no cenário da moda nacional”, disse Karinne Sá, coordenadora do eixo de Moda do Senac Sergipe.

O programa terá início com 40 alunos divididos em dois turnos, que serão capacitados por instrutores do Senac em conteúdos práticos e teóricos voltados à indústria de confecção. Eline Barreto, gerente da Unidade Senac de Tobias Barreto, que atende a região de Itabaianinha, destacou o papel transformador da educação profissional na inserção de jovens no mercado de trabalho.

“Dar oportunidade de emprego através da educação é um dos pilares do Senac. Oferecer aos alunos a chance de aprender em ambientes que já refletem a realidade das fábricas é uma experiência que transforma. Isso aproxima o estudante do mercado, desenvolve habilidades práticas e reforça o compromisso com a excelência profissional. Programas como este mostram que é possível formar com qualidade e, ao mesmo tempo, gerar oportunidades reais de inserção no mundo do trabalho”.

“Esse programa representa um marco para a juventude de Itabaianinha, pois abre portas para o mercado de trabalho. E, para nós, empresários, é uma resposta concreta à necessidade de mão de obra especializada e qualificada”, completou a empresária Ivanilde Nascimento, representante do Grupo Linda, ressaltando a relevância da ação.

Para a empresária Lu Neri, do Grupo Oxinty, a expectativa é que, com uma mão de obra mais qualificada, a empresa consiga não apenas aumentar sua eficiência, mas também fomentar o desenvolvimento econômico local. “Estamos felizes e comprometidos com esse projeto. Acreditamos que investir na formação de jovens é o caminho para fortalecer nossa produção e garantir uma mão de obra local cada vez mais preparada e de qualidade.”

Compartilhe

Pular para o conteúdo