Com foco em uma formação profissional que acompanha as rápidas transformações tecnológicas do mercado de trabalho, o Senac Sergipe avança na inovação educacional ao introduzir a Inteligência Artificial (IA) em todos os seus cursos. A iniciativa estratégica surge de um estudo colaborativo conduzido por Cláudio Cândido, coordenador dos cursos no segmento de Tecnologia da Informação (TI), em parceria com os estagiários, João Henrique, estudante de Ciência da Computação da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e Natália Correia, aluna do curso de Design Gráfico da UFS.
Cláudio Cândido destaca que a meta é capacitar os alunos para utilizarem a IA como uma ferramenta de apoio em diversas atividades, como a resolução de problemas, a criação de projetos e o desenvolvimento de soluções inovadoras, independentemente da sua área de atuação. O resultado desse esforço conjunto é um painel de sugestões práticas que promovem a integração da IA em diversas áreas do conhecimento, favorecendo a personalização da aprendizagem e o desenvolvimento das competências digitais dos alunos.
“A proposta é preparar o aluno para usar a IA como ferramenta de apoio, seja na resolução de problemas, na criação de projetos ou no desenvolvimento de soluções inovadoras, independentemente da área em que atue”, ressalta Cândido.
Cristiane Tavares, assessora de Inovação Educacional do Senac Sergipe, ressalta que essa iniciativa está em conformidade com as diretrizes do Departamento Nacional do Senac, posicionando Sergipe como um destaque ao atender integralmente essa orientação.
“Não se trata apenas de adotar novas ferramentas tecnológicas, mas de transformar o processo de ensino-aprendizagem. A IA agora é parte integrante da rotina pedagógica, estimulando a criatividade, o pensamento crítico e o protagonismo dos alunos, alinhados às demandas do mercado de trabalho”, explica a assessora.