A Associação de Bordadeiras e Moradores do povoado Nova Brasília, localizado na cidade de Tobias Barreto, foi palco de dois desfiles de moda, referentes ao projeto de finalização da turma do curso de Técnicas Avançadas de Bordado e ao projeto integrador do curso Técnico em Estilista de Moda, promovidos pelo Senac no município.
A primeira passarela destacou a aplicação do tradicional Bordado em Richelieu da região. Já a segunda foi inspirada na técnica milenar de tingimento de tecidos com alimentos naturais como beterraba, hibisco, repolho roxo, urucum, cebola roxa, romã e carvão.
“Fizemos esses dois desfiles, com peças elaboradas pelos próprios alunos, durante o período de aprendizado. Um com peças de roupas autorais com a aplicação do tradicional Bordado em Richelieu e o segundo desfile com peças criadas sob a influência de tradições asiáticas, com tingimento de tecidos com produtos naturais, que resultou não apenas na mostra das vestes na passarela, mas também na elaboração de um ebook com o passo a passo de todo o processo de criação, desenvolvimento e finalização das vestimentas. É muito gratificante trazer oportunidades, abrir novos horizontes para a comunidade de Nova Brasília”, explicou a gerente do Senac Tobias Barreto, Eline Barreto.
Tradição do Richelieu
Josivânia Menezes, criadora da Casa do Richelieu do povoado de Nova Brasília, ressaltou que os cursos de moda do Senac Sergipe fortalecem e mantém viva a tradição do Bordado Richelieu. “Estamos dando continuidade à nossa história, que é tradição, cultura e o Senac Sergipe vem nos apoiando e abrindo espaços para levar a nossa arte para o mundo. E nesse curso tivemos a possibilidade de agregar a moda do Richelieu, com as técnicas de inovação, o que valorizou muito o bordado de nossa comunidade, as pessoas, o conhecimento, a sustentabilidade. Agradecemos ao Senac, a Fecomércio por toda dedicação e esse olhar à nossa tradição cultural do Bordado Richelieu”, reconheceu a também concluinte do curso Técnico em Estilista de Moda.
Moda e Sustentabilidade
Um dos desfiles, realizado como forma de avaliação final de formação do curso Estilista de Moda, foi o Projeto Integrador (PI) intitulado “Tintas do Futuro: Instruções Sustentáveis com Pigmentos Naturais”, que promoveu uma conexão com as culturas asiáticas, em especial com o Japão, onde as práticas de tingimento artesanal e sustentável fazem parte de tradições milenares.
“Apresentamos um projeto integrador com tudo o que eles aprenderam no decorrer do curso, com tingimento com produtos naturais. Um desfile de moda consciente, sustentável, por meio de conhecimentos ancestrais trazidos para a atualidade”, explicou a instrutora de moda do Senac de Tobias Barreto, Jéssica Alves.
Técnica milenar
No Japão, o Shibori, técnica ancestral de tingimento manual em que tecidos são dobrados, amarrados e mergulhados em pigmentos naturais, revela não apenas um processo criativo, mas uma filosofia de respeito à matéria-prima e de contemplação da imperfeição como beleza. Essa mesma essência está presente em outras culturas asiáticas, como o uso do índigo natural na Índia e no sudeste asiático, ou do urucum e açafrão em rituais de coloração de tecidos, todos exemplos de como a cor pode ser expressão cultural e equilíbrio com a natureza.
Assim como essas tradições asiáticas, o projeto integrador buscou resgatar saberes ancestrais e aliá-los à ciência e à inovação, reforçando a ideia de que sustentabilidade e estética não se excluem, mas se fortalecem mutuamente. Ao valorizar o tingimento natural, a iniciativa aproximou-se do pensamento oriental, no qual a moda é entendida não apenas como produto, mas como um ciclo de vida que dialoga com o meio ambiente, a espiritualidade e a identidade coletiva.
Transformação de vidas
A coordenadora de moda do Senac Sergipe, Karinne Sá, reforçou o poder transformador do Senac Sergipe na vida das pessoas. “O Senac tem um protagonismo ativo e inovador, trazendo muitas opções para a área da moda sempre abrindo portas para a mão de obra local, a exemplo da população de Tobias Barreto e região”.
O diretor regional do Senac Sergipe, Nilson Lima, assegurou. “Saímos daqui perfeitamente sintonizados com essa nova realidade, com o grito que vocês estão lançando para Sergipe, para o Brasil e para o mundo. No que depender da nossa instituição, nós vamos fazer com que os ensinamentos de vocês ecoem pelo Brasil afora”.
O presidente do Sistema Fecomércio finalizou encantado com a qualidade dos produtos e competência de toda a equipe de alunas e professores. “Vocês podem ir muito além. O lugar de vocês é onde vocês escolherem. Nós não queremos que vocês parem por aqui. Quero que vocês se orgulhem. Vocês demonstraram qualidade e competência. Nunca deixem de fazer a arte de vocês. É lindo demais. Nós vamos trazer ainda mais excelência, dignidade e geração de emprego e renda para vocês”.
Participaram também do encerramento das turmas, a diretora regional do Sesc Sergipe, Aparecida Farias, e o secretário de indústria e comércio do município de Tobias Barreto, Rafael de Jesus.