O presidente da Fecomércio, Marcos Andrade, foi até o município de Nossa Senhora das Dores, no Agreste Sergipano, com a missão de convidar o proprietário do histórico Bar e Restaurante da Traíra, José Alberto da Silva, conhecido por Betinho, para participar do ‘1º Concurso Gastronômico do Senac: Sabores de Sergipe’, que acontecerá dentro da programação da Semana S, nos dias 16 e 17 de maio, na Praça Fausto Cardoso, no centro de Aracaju.
Marcos Andrade esteve acompanhado do diretor regional do Senac Sergipe, Nilson Lima e da diretora regional do Sesc, Aparecida Farias. A Semana S promoverá um mutirão de cidadania, oferecendo serviços básicos gratuitos nas áreas de educação, saúde, jurídica, entre outras, apoio empresarial, lazer, gastronomia, educação profissional e empreendedorismo para a população.
O presidente pontuou a relevância da participação do histórico Bar da Traíra no fortalecimento da visibilidade do estabelecimento e do desenvolvimento turístico e econômico da região de Nossa Senhora das Dores.
“Viemos convidá-lo para participar o 1º concurso de gastronomia da Semana S, promovido pelo Senac Sergipe, na qual vamos escolher os 3 melhores pratos de Sergipe, que irão para Brasília, em uma semana expostos no Palácio do Congresso Nacional, para que o público possa degustar o melhor da culinária sergipana”, informou Andrade.
“Esse convite do Senac tem uma importância muito grande para nós. Precisamos alavancar o nosso movimento e dar continuidade à história de minha família. Vamos preparar a nossa tradicional iguaria de traíra neste concurso, com maior prazer. Muito obrigado pelo convite”, agradeceu o proprietário do Bar da Traíra, Betinho.
História
De acordo com Betinho, o Bar da Traíra tem 64 anos e começou após a ideia de um grande amigo de seu pai, que era pescador, dada para a família introduzir o peixe traíra no cardápio oferecido aos fiéis clientes.
“A ideia foi acatada pelo meu pai. É um peixe farto na região e fácil de preparar. Então, a minha mãe começou aprontar a iguaria com o peixe traíra, fez tanto sucesso que se tornou o nosso ‘carro chefe’ e damos seguimento à tradicional receita até os dias de hoje. Por isso, o nome Bar da Traíra”, explicou.