Com a finalidade de levar conhecimento por meio de aulas shows e incentivar o empreendedorismo da região, o Senac Sergipe levou, no dia 27 de agosto, a Carreta Escola de Gastronomia, para a cidade de Itaporanga D’ajuda, leste sergipano, onde acontece a 2ª Exporanga, até neste domingo, 31.
A feira tem como objetivo movimentar o comércio regional e destacar o potencial do agronegócio do estado e contou, na abertura, com a presença do presidente do Sistema Fecomércio Sergipe, Marcos Andrade, que ressaltou a importância da Exporanga para a economia sergipana.
“O nosso sistema como patrocinador e partícipe apoia e colabora com o desenvolvimento da economia de Sergipe. Trouxemos nossa Carreta Escola oferecendo aulas shows para qualificar a mão de obra do povo itaporanguense, mostrando o que fazemos com excelência”, disse Andrade.
As aulas shows de gastronomia acontecem na unidade móvel do Senac Sergipe e são ministradas pelo instrutor Isaque Moraes, pela manhã, tarde e noite, durante os quatro dias da do evento. “Nosso intuito é levar conhecimento, valorizando produtos da terra e incentivando o empreendedorismo”, afirmou Isaque.
“Nossos pratos apresentados são feitos com alimentos como o coco, a laranja, a macaxeira e a carne do sol que fortalecem o comércio e estimulam a geração de renda. As aulas são gratuitas e abertas ao público”, concluiu, convidando a todos, Edson Araújo, gerente da unidade móvel do Senac Sergipe.
Para o presidente da Faese/Senar, Gustavo Dias, somente na feira, a expectativa é movimentar mais de 5 milhões de reais em negócios, além do movimento do comércio local. “A Fecomércio, por meio do Senac Sergipe, disponibilizando a Carreta Escola, oferecendo conhecimento ao nosso público visitante, é de grande importância. Com a união de todos, realizamos grandes eventos como este”, afirmou.
O prefeito da cidade de Itaporanga DÁjuda, Ivan Sobral, contou que a Exporanga é um divisor de águas para o desenvolvimento da cidade. “E com um parceiro fundamental que é a Fecomércio/Senac, trazendo palestras de gastronomia para a população, incentivando o empreendedorismo local, o evento se torna uma excelente oportunidade para os pequenos, médios e grandes produtores rurais, além de aquecer a economia não apenas de Itaporanga D’ajuda, mas de toda a região”.