Educação ProfissionalNotíciasPrograma Nacional de Gestão da PermanênciaSenac SE

Senac SE participa de workshop sobre permanência na educação profissional

O evento teve como objetivo a formação de multiplicadores do Programa Nacional de Gestão da Permanência
Senac SE participa de workshop sobre permanência na educação profissional

O Senac Sergipe participou do workshop sobre estratégias para redução da evasão na educação profissional. Promovido pelo  Departamento Regional do Senac Piauí, o evento reuniu representantes do Núcleo Nordeste para formação de multiplicadores do Programa Nacional de Gestão da Permanência. Com o tema “Permanência e Convivência: Caminhos que Transformam”, o encontro teve como objetivo aprofundar o entendimento dos fundamentos do programa e capacitar os participantes para sua implementação nos contextos locais.

A programação se concentrou em dois eixos principais: ‘Clima Escolar’, sob a liderança de Gabriel Duarte, do Departamento Nacional do Senac, e ‘Orientação Profissional’, ministrada por Andrea Kiss, neuroeducadora do Instituto Córtex. Durante os dois dias, as atividades sublinharam a importância do acolhimento, da escuta ativa, do autoconhecimento e da construção de projetos de vida como ferramentas estratégicas para combater a evasão escolar.

Seguindo as diretrizes do guia de orientações iniciais do programa, o evento promoveu debates sobre os desafios regionais, o compartilhamento de boas práticas e o desenvolvimento de propostas de intervenção. A abordagem adotada privilegiou o diálogo e a colaboração, fortalecendo o compromisso institucional com a permanência dos alunos na educação profissional.

Para Suelen Dalbosco, instrutora de formação profissional do Centro de Gastronomia e Turismo (CGT), “a capacitação proporcionou reflexões que melhoram as práticas em sala de aula e criam estratégias para reduzir a evasão escolar”.

“Foi uma experiência enriquecedora. O diálogo e a colaboração promovidos pela formação e a ampliação de sua compreensão sobre os fatores que afetam a permanência dos alunos na Educação Profissional foram importantes para aprimorar as ações locais”, concluiu Rafael Ramos, analista de processos do Núcleo de Planejamento Organizacional (NPOR).

Compartilhe

Pular para o conteúdo