No segundo dia do projeto “Capacita”, promovido pelo Senac Sergipe, o foco esteve voltado para o tema “Clima escolar e permanência: estratégias para promover ambiente escolar positivo e reduzir evasão”. A iniciativa, que marca a primeira edição de 2026, visa a integração e formação de novos instrutores e funcionários administrativos da instituição.
O evento tem como principal objetivo capacitar os participantes sobre a cultura organizacional do Senac, seus projetos estratégicos e os recursos disponíveis para apoiar a prática docente. “Ao enfatizar a relevância de um ambiente escolar positivo, o projeto busca oferecer aos novos educadores e servidores administrativos ferramentas e conhecimentos essenciais para combater a evasão escolar, um desafio presente em muitas instituições de ensino”, pontuou Cristiane Tavares, assessora de Inovação Educacional.


“Como o Senac tem atuado na questão do clima escolar para evitar a evasão ressaltamos que um ambiente escolar positivo não é apenas acolhedor, mas também estratégico para garantir que os estudantes se sintam pertencentes e motivados a concluir sua formação. Quando promovemos aspectos como relações interpessoais, diversidade, escuta ativa e práticas pedagógicas humanizadas, criamos condições que reduzem significativamente os índices de evasão. Nossa intenção é que todos compreendam que a permanência não depende apenas do conteúdo, mas da experiência que o aluno vivencia dentro da instituição”, afirma o analista de processos do Núcleo de Planejamento Organizacional (NPOR), Rafael Ramos.
A plataforma Orango foi destacada como uma ferramenta de educação digital pensada sob medida para a geração Z — jovens entre 16 e 24 anos que estão ingressando no mercado de trabalho, com cursos 100% gratuitos, curtos, interativos, com certificação e alinhados às tendências do mercado atual, o Orango é um convite à experimentação.
“Com a plataforma Orango, os alunos matriculados no Senac contam com um diferencial importante: acesso gratuito e exclusivo aos Cursos Autoinstrucionais de Língua Portuguesa e Matemática. Esses conteúdos foram pensados para apoiar quem apresenta dificuldades nessas áreas, garantindo mais segurança e autonomia no processo de aprendizagem”, explica Rafael.


“O projeto Capacita é um compromisso do Senac Sergipe em investir na formação de seus profissionais, garantindo que eles estejam preparados para enfrentar os desafios do ambiente educacional contemporâneo. A expectativa é que, ao final do ciclo de capacitação, os novos instrutores estejam aptos a implementar as estratégias discutidas, contribuindo assim para a melhoria contínua da qualidade do ensino oferecido pela instituição”, finalizou Cristiane Tavares.
Com essas ações, o Senac reafirma sua posição como uma referência na educação profissional, promovendo não apenas o desenvolvimento dos seus colaboradores, mas também um impacto positivo na formação de futuros profissionais.

