O Centro de Educação Profissional (CEP) de Tobias Barreto realizou, no dia 16 de dezembro, realizou três solenidades de entrega de certificados de cursos do Programa Senac de Gratuidade (PSG), nos municípios de Pedrinhas, Riachão do Dantas e Cristinápolis, por meio de parceria do Senac Sergipe com as respectivas prefeituras municipais.
O presidente da Fecomércio de Sergipe, Marcos Andrade, e o diretor regional do Senac Sergipe, Nilson Lima, participaram dos eventos nas cidades, ressaltando o alcance da missão institucional no desenvolvimento das todas as cidades sergipanas.
“Só este mês mais de 6 mil certificados foram entregues e mais de 30 mil no ano de 2025 nos 75 municípios. Em Riachão, por exemplo, chegamos no povoado de Palmares, com a qualificação profissional, e fizemos a diferença durante o festival de inverno. Um local aonde ninguém chegava. Nós estamos fazendo a diferença. Nosso objetivo é profissionalizar para o mercado de trabalho, com a geração de emprego e renda. Neste ano, foram 3.500 jovens qualificados pelo Senac em todo o estado. Por isso que Sergipe está saindo na frente”, destacou Andrade.

Para o diretor Nilson Lima o Senac abre portas para o mercado de trabalho a população juntamente com parceiros. “O Senac tem uma presença marcante na vida dos sergipanos. A nossa instituição olha para todos, oportunizando a profissionalização e a independência. Por isso todo o esforço que nossas equipes, distribuídas em todo o estado, com ações de qualidade, com cursos que mudam a vida das pessoas em parceria com as prefeituras municipais, cumprem a sua missão. Obrigado a todos os apoadores”, expressou.
Segundo a gerente da unidade de Tobias Barreto, Eline Barreto, somente em um dia, nos três municípios, Pedrinhas, Riachão do Dantas e Cristinápolis, entregamos 294 certificados. “Atendemos o público com cursos nos eixos de gastronomia, turismo, saúde, beleza, tecnologia da informação e moda”, resumiu.

Dados
No município de Pedrinhas, foram entregues um total de 131 certificados distribuídos nos eixos de saúde, tecnologia da informação e gastronomia.
O aluno e dono de um restaurante da cidade, Aldo Cristiano Santana fez o curso de comidas regionais. “O curso foi muito produtivo. Tive aula com o instrutor Orestes e foi uma experiência fenomenal. Só tenho a agradecer e peço que o Senac retorne mais vezes ao nosso município” pontuou o empresário.
Em Riachão do Dantas, 90 certificados foram entregues distribuídos em cursos nos eixos de beleza e gastronomia.
“Só temos a agradecer à Fecomércio/Senac por nos proporcionarem vários cursos para a nossa população. Enquanto gestão, estamos sempre de braços abertos para qualificar ainda mais os moradores de nosso município. Muito obrigado”, agradeceu o prefeito de Riachão, Lucivaldo do Carmo Dantas.
A aluna Ivani Santos Silva estava desempregada e fez dois cursos em Palmares: o de chocolate quente e de caldos e sopas. “Foi uma experiência única. Adquirir conhecimento, aprender a fazer e vender ampliou meus horizontes”, disse.
Na cidade de Cristinápolis, foram entregues 73 certificados distribuídos em cursos nos eixos de gestão e comércio, gastronomia e beleza.
“Esses cursos do Senac Sergipe trazem qualificação e mais dignidade para a nosso povo, além de geração de emprego e renda. Temos a certeza de que teremos uma cidade melhor com uma população mais preparada para o presente e para o futuro”, afirmou o prefeito do município, Sandro de Jesus.
O Senac Sergipe tem a missão de Educar para o trabalho, de forma inovadora e inclusiva, transformar vidas e fortalecer o setor de comércio de bens, serviços e turismo. O alcance nos 75 municípios sergipanos demostra o compromisso com a valorização das pessoas, a geração de oportunidades, além do desenvolvimento socioeconômico do estado.

