Educação ProfissionalInstrutor SenacNotíciasSenac CapacitaSenac SE

Capacita 2026: Projeto Integrador é tema de oficina para instrutores do Senac Sergipe 

Prática evidencia o papel do projeto que articula a aprendizagem, a prática do mercado e a cidadania aliadas às marcas formativas 
Capacita 2026: Projeto Integrador é tema de oficina para instrutores do Senac Sergipe 

O quarto dia do Senac Capacita, 8 de janeiro, foi dedicado ao tema “Projeto Integrador”, unidade curricular estratégica no contexto do Modelo Pedagógico Senac (MPS). A formação foi conduzida em formato de oficina pela analista educacional da Unidade Móvel, Renata Priscila, que, de forma clara e didática, apresentou os fundamentos, objetivos e impactos dessa proposta pedagógica na formação profissional dos estudantes. 

Durante o encontro, Renata destacou a importância do Projeto Integrador como elemento articulador entre teoria, prática e mercado de trabalho, promovendo aprendizagens significativas e contextualizadas. A abordagem evidenciou como os projetos podem incorporar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e estimular a criação de soluções voltadas à tecnologia social, ampliando o olhar do aluno para além da sala de aula e fortalecendo seu papel como agente de transformação social. 

“O PI é muito importante porque tem o objetivo de preparar o aluno articulando a competência do perfil profissional de conclusão do curso, juntamente com as evidências do que o mercado de trabalho exige. Queremos que os alunos saiam do curso preparados evidenciando marcas formativas e aptos a resolverem problemas dentro da sua ocupação”, explicou a analista Renata. 

A programação incluiu atividades práticas que possibilitaram aos instrutores de Aracaju e do interior vivenciarem a metodologia do Projeto Integrador, compreendendo sua relevância no desenvolvimento de competências técnicas, socioemocionais e empreendedoras.  

Segundo a assessora de inovação educacional do Senac Sergipe, Cristiane Tavares, o Projeto Integrador consolida-se como um eixo estruturante da formação profissional, ao favorecer o protagonismo do aluno, a interdisciplinaridade e a conexão direta com as demandas reais do mundo do trabalho. “Ele está formado em três grandes eixos: aprendizagem, a prática do mercado e a cidadania e precisam estar alinhados aos Objetivos de Desenvolvimentos Sustentáveis. Hoje tivemos um momento de construção conjunta com um excelente momento de tirar todas as dúvidas dos instrutores da nossa instituição”, finalizou. 

Compartilhe

Ir para o conteúdo