Alunos do curso de Confeiteiro do Senac Sergipe apresentaram o projeto integrador com o tema “Confeitaria Saudável de Forma Integral”. O curso, com carga horária de 300 horas, teve início em 18 de fevereiro sob a orientação da instrutora Edvane Teles.
O projeto teve como objetivo o elaborar lanches saudáveis, voltados especialmente para pessoas com seletividade alimentar ou dificuldade em consumir determinados alimentos em sua forma natural. Como resultado, foram criadas receitas com farinhas alternativas, produzidas a partir de cenoura, beterraba e castanhas, além da redução do uso de açúcares em biscoitos e outros preparos.
De acordo com a instrutora Edvane Teles, o projeto integrador teve como propósito unir teoria e prática, promover soluções criativas e estimular o trabalho colaborativo, preparando os alunos de forma completa para os desafios do mercado de trabalho.
“Outro destaque foi a preocupação dos alunos com a sustentabilidade. As embalagens utilizadas para presentes foram feitas com reaproveitamento de materiais como caixas de creme de leite, leite condensado e leite integral, promovendo o consumo consciente e a redução de resíduos”, explicou Edvane.
Para a aluna Márcia Virgínia foi um período de grande aprendizado, quando não só foi realizada a prática, mas também a reflexão sobre todo o universo da confeitaria. “No nosso projeto integrador de confeitaria saudável e sustentável, mostramos que as duas coisas podem estar alinhadas. Obrigada a todos”, finalizou.