O Senac Sergipe participou da edição de 2025 do LGPD Day, um dos principais fóruns de discussão sobre privacidade de dados em Sergipe, realizada pelo Tiradentes Innovation Center.
O evento destacou a importância da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), em vigor há sete anos, e seus impactos na sociedade e nas empresas brasileiras. Especialistas dos campos jurídico, de governança e de segurança da informação se reuniram para debater os desafios e oportunidades trazidos pelo avanço da Inteligência Artificial na proteção de dados.
Entre os destaques deste ano esteve a participação de Fernando Souza, encarregado pelo Tratamento de Dados Pessoais do Senac Sergipe, convidado para um podcast, parte da programação do evento, com foco na profissão de Data Protection Officer (DPO) — peça central na adaptação das organizações à LGPD.
Na conversa, conduzida pela Dra. Laura Lisboa e Lucas Fontes, Fernando Souza destacou os desafios práticos enfrentados diariamente pelos DPOs, a resistência cultural nas empresas e a importância das competências técnicas e habilidades necessárias para a função. O DPO do Senac SE enfatizou o caráter colaborativo do papel do Data Protection Officer, afirmando que as conquistas no campo da proteção de dados pertencem a todos na organização, desde a alta administração até o usuário final.
“As conquistas não pertencem a uma única pessoa, como o encarregado, mas a todo um time engajado — que vai desde o board da organização até o usuário na ponta, atuando como operador. Essas conquistas são fruto de uma jornada que envolve diversos recursos, entre os quais destaco a conscientização das pessoas sobre a importância da segurança da informação e privacidade dos dados,” destacou Fernando Souza.
O LGPD Day 2025 enfatizou mais uma vez a importância estratégica dos profissionais de proteção de dados, como os DPOs, que garantem o equilíbrio entre inovação, eficiência e respeito à privacidade, mantendo o evento na vanguarda das discussões sobre leis de proteção de dados em todo o Brasil.