O Senac Sergipe, através do Programa Multitude Edu, realizou a oficina “Inteligência Emocional na Prática – Diálogos sobre a Ansiedade no Contexto Escolar”. O evento aconteceu na sexta-feira,26, no Polo ICTec, e teve como público-alvo os analistas educacionais da instituição, focando na promoção de um espaço para reflexão, escuta e acolhimento sobre os efeitos da ansiedade no ambiente escolar.
A oficina foi conduzida pela psicóloga Andréa Rabelo, que durante a atividade, Rabelo apresentou práticas que podem contribuir para o bem-estar dos profissionais da educação, abordando técnicas para lidar eficazmente com a ansiedade.
“Educadores que exibem altos níveis de inteligência emocional criam ambientes de sala de aula mais acolhedores e eficazes. Eles estão melhor preparados para lidar com comportamentos desafiadores, resolver conflitos de maneira construtiva e fomentar um clima de respeito e compreensão entre os alunos. Além disso, a inteligência emocional promove relações interpessoais mais saudáveis e colaborativas”, destacou Rabelo.
Silvia Conceição, que atua como analista no Núcleo de Promoção e Relações com Egressos (NPRE) e é especialista em educação inclusiva, destacou o quanto iniciativas como essa são fundamentais.
“A proposta é essencial para “cuidar de quem cuida”. A valorização da saúde mental dos analistas e a ampliação das discussões sobre estratégias para enfrentar a ansiedade no dia a dia escolar é uma necessidade urgente”, pontuou.
“Para além do educacional, este encontro reforça o olhar atento em promover o desenvolvimento emocional dos funcionários destacando a relevância da saúde mental no ambiente de ensino”, concluiu Cristiane Tavares, assessora de Inovação Educacional do Senac Sergipe.