AprendizagemEducação ProfissionalNotíciasSenac SE

Aprendizes do Senac Sergipe levam educação financeira a alunos do ensino fundamental de São Cristóvão

Cartilha educativa ensina dicas práticas de como usar o programa do Governo Federal Pé-de-Meia
Aprendizes do Senac Sergipe levam educação financeira a alunos do ensino fundamental de São Cristóvão

A instrutora de Educação Profissional da Unidade Móvel do Senac Sergipe, Gabrielle Maia, encerrou no dia 7 de agosto, o projeto pedagógico “Educação Financeira e consumo consciente: como usar o Pé-de-Meia”, realizado com 25 alunos do curso Aprendizagem Profissional de Qualificação em Serviços Administrativos da cidade de São Cristóvão, com objetivo de conscientizar jovens do 9º ano da Escola Municipal Gina Franco, sobre o uso do Programa Nacional Pé-de-Meia.

De acordo com Gabrielle Maia, instrutora de educação profissional da Unidade Móvel do Senac Sergipe, o projeto teve como objetivo alinhar conhecimento das cinco primeiras unidades curriculares do curso do segmento gestão e negócios, por meio da resolução de um problema identificado pelos próprios aprendizes na comunidade local.

Os aprendizes elaboraram como produtos do projeto uma cartilha educativa com dicas práticas de como usar o programa do Governo Federal Pé-de-Meia, entregue a 14 alunos do 9º ano B. Entregaram também QR Code com dicas e vídeos espalhados pela unidade escolar e realizaram um ‘caça ao tesouro’, com perguntas e dicas sobre educação financeira. No game, os alunos receberam valores em uma moeda fictícia (o Trokinho) que pode ser trocado por itens escolares diversos dispostos em uma loja fictícia”, explicou a instrutora.

A aluna Luana Victória de 14 anos aprendeu que o indicado é guardar dinheiro para quando houver necessidade. “Percebi que guardando, teremos sempre quando precisarmos. Gostei também do caça tesouro que me ajudou a trabalhar em equipe”, disse.

“Foi muito divertido e engraçado. Aprendi a economizar e guardar dinheiro para quando precisar, gostei muito, nota 10”, completou a aluna Flávia Elizabete de 14 anos.

A projeto pedagógico se enquadra na ODS 4 (Educação de qualidade) já que firma parceria para sua realização em uma escola pública municipal e na ODS 12 (Consumo e Produção Sustentáveis) já que a educação financeira é uma das chaves para evitar o consumismo e promover o consumo consciente.

Pé-de-Meia

O Pé-de-Meia é um programa de incentivo financeiro-educacional voltado a estudantes matriculados no ensino médio público beneficiários do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

O programa funciona como uma poupança para promover a permanência e a conclusão escolar de estudantes nessa etapa de ensino. Seu objetivo é democratizar o acesso e reduzir a desigualdade social entre os jovens, além de fomentar a inclusão educacional e estimular a mobilidade social.

Compartilhe

Pular para o conteúdo