Educação ProfissionalNotíciasPrograma Senac de GratuidadeSenac SE

Senac SE efetivou 12.042 matrículas de cursos gratuitos em 2025 

PSG tem por objetivo garantir o acesso à educação profissional de qualidade a pessoas de baixa renda 
Senac SE efetivou 12.042 matrículas de cursos gratuitos em 2025 

A educação profissional do Senac Sergipe chegou num momento oportuno na vida da egressa Mireli Lima, que após realizar quatro cursos, na Unidade de Nossa Senhora da Glória, por meio do Programa Senac de Gratuidade, tornou-se empresária e montou sua própria loja online de moda fitness. 

“Fiz um curso de cada vez e assim alcancei as primeiras metas do ano de 2025, de dedicação especial aos estudos. O primeiro de Informática Básica, depois consegui a vaga no de Informática Avançada e assim alcancei as primeiras metas de aprendizado. O terceiro curso foi de Assistente Administrativo, pelo qual eu já tinha grande interesse, pois já havia trabalhado na área. O último, até então, foi o de Assistente de Recursos Humanos, e foi nesse momento que tive a certeza de que queria construir algo meu. Em uma turma maravilhosa, onde todos incentivaram o início desse projeto, encontrei ainda mais motivação para seguir em frente”, resumiu a empreendedora do maior município do Alto Sertão sergipano.  

Atualmente, a loja online de Mireli completa apenas três meses no final de janeiro. Ela se dedica por completo ao empreendedorismo, aplicando tudo o que aprendeu no Senac Sergipe, para desenvolver seu projeto com paciência, estratégia e planejamento. “Graças aos cursos, tive a confirmação do caminho que quero seguir: a área administrativa. Espero que as vagas e os cursos do PSG continuem crescendo cada vez mais. Os profissionais são excelentes, e sou muito grata por todo o carinho, dedicação e profissionalismo da equipe Senac”, completou. 

Assim como Mireli, outros 12.041 alunos realizaram cursos do Senac Sergipe, por meio do Programa Senac de Gratuidade (PSG) em 2025, ofertados nas unidades educacionais de Aracaju, Nossa Senhora da Glória, Propriá, Tobias Barreto, Itabaiana, Lagarto, Unidade Móvel e Centro de Gastronomia e Turismo (CGT) em Aracaju, produzindo um total de 1.661.444 horas de Carga Horária Executada (CHE). 

Um deles é a empreendedora do ramo de cosméticos, Mônica Roberta Nascimento, também ex-aluna do CEP de Nossa Senhora da Glória e fez o curso Empreendedor em Pequenos Negócios, por meio do PSG. “O Programa foi fundamental para a minha vida, pois me deu a oportunidade de me qualificar quando eu mais precisava. Por meio do curso adquiri conhecimentos teóricos e práticos sobre gestão, planejamento e tomada de decisões, o que me ajudou a enxergar novas possibilidades e a acreditar no meu potencial como empreendedora. Sou muito grata ao Senac Sergipe por tornar o acesso à educação profissional possível e por contribuir diretamente para o meu crescimento pessoal e profissional”, expressou. 

Com relação ao número de matrículas efetivadas pelo Programa Senac de Gratuidade, em 2025, o CEP Aracaju alcançou 38%; seguido do CEP Tobias Barreto com 15%; Unidade Móvel com 11%; CEP Itabaiana com 10%; Centro de Gastronomia e Turismo (CGT) com 8%; os CEP Nossa Senhora da Glória e o CEP Propriá, ambos com 7%. O CEP Lagarto atingiu 4% das matrículas do PSG. 

A ex-aluna no CEP Tobias Barreto e doceira, Luciana Reis, também já fez vários cursos, e o que mais a encantou foi o de Confeitaria, pelo qual teve muitas oportunidades. “Entrei no Senac procurando conhecimento, pois estava no momento difícil. Sinto-me grata em ter participado de cada curso, por cada momento, por toda equipe da unidade e ao professor Orestes Cruz. Sou muito feliz no que faço”, concluiu. 

Programa Senac de Gratuidade 

O PSG destina vagas gratuitas para pessoas de baixa renda, na condição de alunos matriculados ou egressos da educação básica, bem como a trabalhadores, empregados ou desempregados. Também contempla usuários dos programas de proteção a pessoas ameaçadas, conforme o Decreto nº 9.364/2018. Nele, é priorizado o atendimento àqueles que atendam simultaneamente às condições de aluno e trabalhador, assim como aos usuários dos programas de proteção. 

As vagas gratuitas foram disponibilizadas em cursos de Formação Inicial e Continuada, abrangendo Aprendizagem Profissional de Qualificação, Qualificação Profissional, Aperfeiçoamento e Programa Instrumental, além de cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio, como Habilitação Profissional Técnica, Qualificação Profissional Técnica e Especialização Técnica de Nível Médio. As ofertas ocorreram nas modalidades presencial e a distância. 

Saiba mais sobre o Programa Senac de Gratuidade 

Compartilhe

Ir para o conteúdo