O polo Senac de Inovação, Ciência e Tecnologia (ICTEC), em Aracaju, palco do evento “Conexão Profissional com o Mercado”, trouxe inovações para a inclusão e diversidade no ambiente profissional. Uma das iniciativas foi o ‘Espaço Acolher’, um ambiente especialmente projetado para apoiar pessoas com deficiência, neurodivergentes ou que necessitavam de um espaço para regulação sensorial.
O Espaço Acolher, desenvolvido sob a coordenação de Silvia Conceição, analista do Núcleo de Promoção e Relação com o Egresso (NPRE), foi uma iniciativa do programa Multitude Edu. Este programa tem como objetivo valorizar a diversidade e promover um ambiente cada vez mais inclusivo e acolhedor. Durante o evento, o espaço permaneceu aberto por dez horas ininterruptas, oferecendo um ambiente receptivo, servido por escuta ativa e suporte contínuo para os participantes.
“A criação do Espaço Acolher dentro do ‘Conexão Profissional com o Mercado’ foi mais do que uma ação pontual é um compromisso com a inclusão e a acessibilidade. Nossa intenção foi que todas as pessoas pudessem se sentir bem-vindas, com suas necessidades respeitadas e atendidas”.
Equipado com acomodações confortáveis e recursos auditivos e visuais ajustáveis, o Espaço Acolher também contou com intérpretes de Libras e uma rota inclusiva, formada por funcionários do Senac que se voluntariaram e receberam capacitação específica através da Oficina de Atendimento à Pessoa com Deficiência.
“Nosso objetivo foi inspirar outros eventos e organizações a adotarem práticas semelhantes, criando ambientes realmente inclusivos. Proporcionar acesso igualitário vai além de infraestrutura, é sobre entender e respeitar as necessidades de cada indivíduo,” afirmou Silvia Conceição, destacando o impacto positivo da iniciativa.


