Foi aberta oficialmente, no dia 24 de outubro, na Praça Fausto Cardoso, a 3ª edição da Semana da Sergipanidade. Um dos cartões postais do centro histórico da capital sergipana se transformou em um centro cultural a céu aberto, reunindo manifestações populares, artesanato, gastronomia, música, turismo, arte e identidade dos vários municípios do estado.
O evento tem como objetivo fortalecer e valorizar a identidade cultural sergipana, resgatar tradições, estimular a economia criativa e despertar o orgulho pelo território e acontece até o dia 2 de novembro com acesso e atividades gratuitos.

O Senac Sergipe leva ações ao centro da capital durante dez dias, como a Carreta Escola de Gastronomia, ofertando aulas show e oficinas técnicas de comidas regional brasileira em todas as noites da programação, roda de conversa e desfile de moda.
Roda de Conversa
Na tarde do dia 24, o Senac Sergipe promoveu a roda de conversa “Valorizando a Sergipanidade”, coordenada pelo instrutor do Senac Paulo César de Oliveira, “Trouxemos especialistas de várias áreas ligadas ao turismo para debatermos o valor da nossa sergipanidade, por meio dos atrativos turísticos de Sergipe, sempre focando na mão de obra qualificada para a atividade turística”, afirmou.
A instrutora de turismo, Ismênia Lima, levou uma turma de alunos do curso Técnico em Eventos para, na prática, atuar na organização da roda de conversa.

Desfile de moda
Em seguida, o desfile de moda, capitaneado pela coordenadora do eixo de moda do Senac Sergipe, Karinne Sá, contou com peças criadas por alunos do curso de Estilista do Senac, orientados pelo instrutor Dionísio Marcel. “Mais uma vez o Senac na passarela da sergipanidade. A moda marcou presença mais um ano com criatividade, com o olhar voltado para a sustentabilidade, como sacos de farinha de trigo transformados em peças atemporais e cosmopolitas”.

Carreta Escola
Célio Fontes, o instrutor de gastronomia, preparou, na noite de abertura, a aula de cocada com macaxeira com amendoim, prato apresentado este ano no 9º Salão Nacional do Turismo, em São Paulo. Juntamente com alunos do curso Técnico em Gastronomia do Senac Sergipe, destacou a culinária com ingredientes regionais. “Teremos outras oficinas, todas as noites da programação da Semana da Sergipanidade. Temos inscrições abertas para a de drinks com frutas regionais e a de cuscuz com carne do sol e banana da terra. Corram que são apenas 15 vagas”, convidou.

Abertura
Durante a abertura oficial, o presidente da Fecomércio Sergipe, Marcos Andrade, destacou a importância da sergipanidade e da divulgação de nossa identidade. “Ressalto que Sergipe é o estado que mais cresce na economia criativa do Brasil. Em 2024 crescemos mais de 32%. Tivemos nesses dias a Semana da Gastronomia Regional Senac 2025. Nós levamos o que nosso estado tem de melhor, homenagem a artistas da terra em nossa culinária, que foi um sucesso. Isso mostra que podemos fazer mais e melhor. Não tem como dar errado quando se faz com amor. Obrigado a todos aqui presentes e nos visitem até o dia 2 de novembro”.
Na edição 2025, 15 municípios sergipanos participam e levam suas tradições, expressões culturais, artistas e reforçam a diversidade territorial de Sergipe: Laranjeiras, Estância, Divina Pastora, São Cristóvão, Pacatuba, Cedro de São João, Santana do São Francisco, Barra dos Coqueiros, Propriá, Boquim, Canindé de São Francisco, Nossa Senhora do Socorro, Lagarto e Itaporanga D’Ajuda.
A Semana da Sergipanidade gera renda, divulga talentos locais e impulsiona o turismo interno, fazendo com que o sergipano redescubra o próprio estado. “E o Senac está presente com a carreta escola, levando conhecimento de nossa culinária que conquista nosso público e os turistas, juntamente com a Fecomércio, Sesc, Governo do Estado de Sergipe e a Prefeitura Municipal de Aracaju”, pontuou o secretário de turismo de Aracaju Fábio Andrade.
A Semana da Sergipanidade é uma realização do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac, através do Conselho Empresarial de Turismo – Cetur, em parceria com a Prefeitura de Aracaju, Governo do Estado de Sergipe e Ministério da Cultura, prefeituras dos municípios participantes e conta com apoio da Abrasel, Energisa e Funcap, e patrocínio da Eneva e do Banco do Nordeste (Governo do Brasil).
Confira a programação completa da Semana da Sergipanidade de 24/10 a 2/11


