Um fato inédito! Pela primeira vez o Senac Sergipe participa da Semana da Gastronomia Regional, realizada pelo Departamento Nacional do Senac, de 20 a 23 de outubro, em Brasília. Na noite do dia 20, foi ofertada uma aula show, com direito a história, música, cultura e gastronomia peculiar sergipana, transformadas em pratos com alimentos especificamente regionais.
O evento é uma excelente oportunidade para a divulgação da cultura, da história, das tradições e da gastronomia do estado de Sergipe, na capital brasileira, principalmente ao público visitante da Câmara dos Deputados e do Senado Federal.
O presidente da Fecomércio Sergipe, Marcos Andrade, destacou o privilégio de participar do evento. “Agradecemos a todos que nos proporcionaram esse momento, aos alunos e organizadores do Departamento Nacional. Nós mostramos a riqueza da nossa cultura, história e arte, e o quão deliciosa é a nossa culinária com ingredientes próprios como o amendoim cozido e a mangaba”, pontuou.
Nilson Lima, diretor regional do Senac Sergipe, reforçou o compromisso da instituição em valorizar a cultura e o turismo por meio da gastronomia. “Nós temos uma equipe de primeira grandeza. Assumimos essa bandeira de participarmos da Semana da Gastronomia Regional e estamos em estado de graça, pela qualidade dos pratos servidos, vivenciando tudo isso e bebendo da fonte da cultura sergipana. É um prazer muito grande testemunhar esse momento. Parabenizo a todos que compõem nossa equipe Senac Sergipe aqui em Brasília”.
A dupla de instrutores chefes do Regional sergipano mostrou o que melhor sabe fazer com simpatia, competência e amor. Isaque Morais ficou incumbido pela iguaria salgada. “Trouxemos para Brasília, um prato que leva o nome de um personagem que revela a história do povo sergipano: Zé Peixe, um prático hábil em conduzir navios do oceano até o Porto Sergipano. Em sua homenagem, fizemos o bolinho de camarão com aioli de coentro, uma verdura muito sergipana, nordestina. Mostramos nossa cultura em forma de sabor e de aroma, para contar a história do povo sergipano”, resumiu.
Já o instrutor sergipano Orestes Cruz, encarregado pela sobremesa, adoçou o paladar dos convidados. “Como sobremesa, preparamos o “Forró Cheiroso”, título da música da cantora Clemilda, com a mangaba, fruta sergipana, com o chocolate e farinha de castanha. Esses pratos além de fortalecer a nossa gastronomia, trazem uma identidade muito forte”, disse.
O aluno do Senac Itaguatinga (DF), Italo Davi Ferreira do Nascimento, que participou da aula show de Sergipe, confessou novos aprendizados na imersão da culinária sergipana. “Os instrutores fizeram uma viagem e nos proporcionaram uma experiência incrível. A aula foi muito agradável, com êxito nos processos, na didática e transmitiram acima de tudo o amor que o sergipano tem pela gastronomia. Saio daqui com um pouco mais da cultura sergipana”, destacou.
“Os chefes deram uma aula de simpatia, de alegria e foi emocionante. O bolinho Zé Peixe, a sobremesa, o forró da Clemilda, que eu ouvia quando criança, me trouxe uma lembrança maravilhosa, pois meu pai era fã dela. Valeu muito a pena essa experiência. Muito obrigada por todo o carinho que trouxeram para a gente”, agradeceu a aluna do Senac, Sheila Leão, que degustou as iguarias da aula show do Senac Sergipe.
Por fim, o responsável técnico pedagógico do Centro de Gastronomia do Senac do Departamento Nacional, Roberto Figueiro, falou sobre a honra em receber o Senac Sergipe na Semana da Gastronomia Regional 20025 em Brasília. “Um momento enriquecedor e emocionante não só para os alunos, mas para toda a comunidade que teve a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre Sergipe, um estado tão bonito e com uma história tão rica, por meio do alimento. Muito obrigado a todos que compartilharam esse momento conosco”.