O debate sobre metodologias educacionais inovadoras, no Congresso Internacional de Inovação na Educação, que acontece em Recife (PE), ganhou destaque com palestras que abordaram o uso de jogos digitais no ensino e a aplicação de projetos integradores como ferramenta para aproximar teoria e prática em sala de aula.
A apresentação sobre experiências virtuais com jogos mostrou como os recursos digitais podem transformar a aprendizagem, tornando-a mais atrativa, interativa e lúdica. A proposta reforça o potencial de engajamento dos estudantes quando a tecnologia é utilizada de forma estratégica, favorecendo a participação ativa no processo educacional.
Outro ponto alto da programação foi a discussão conduzida pelo Senac Rio Grande do Norte sobre projetos integradores. A iniciativa destacou como essa metodologia contribui para o desenvolvimento do protagonismo estudantil, estimulando a colaboração entre equipes e a resolução de problemas reais, em consonância com as demandas do mercado de trabalho.
Para Antônio Santana, gerente do Centro de Educação Profissional (CEP) Aracaju, o momento foi de grande aprendizado. “As discussões mostraram que o caminho da educação profissional passa pela inovação metodológica. Precisamos cada vez mais unir teoria e prática, proporcionando experiências que preparem nossos alunos para os desafios do mundo do trabalho”, afirmou.
Na mesma linha, Andréia Queiroz, gerente da secretaria do CEP Aracaju, ressaltou a relevância do contato com diferentes experiências pedagógicas. “Esses encontros ampliam nossa visão sobre como tornar a educação mais dinâmica e significativa. É um estímulo para buscarmos constantemente novas formas de ensinar e aprender, sempre alinhados às necessidades dos nossos alunos”, destacou.
O instrutor da Unidade Móvel do Senac, Igor Amaral, também compartilhou suas impressões sobre o evento. “O evento vem nos proporcionando reflexões valiosas e diversos insights que podem ser aplicados em sala de aula, enriquecendo e ampliando nossa prática pedagógica. No Senac, temos o protagonismo do aluno como princípio fundamental do processo de aprendizagem, e vivências como esta reforçam ainda mais a importância de buscarmos metodologias inovadoras. Sem dúvida, participar do Congresso Internacional de Inovação na Educação fortalece nossa missão enquanto agentes de transformação na educação”, pontuou.
Já para a instrutora Ismênia Lima, instrutora do CGT, a experiência trouxe uma dimensão ainda mais ampla. “Tem sido uma experiência verdadeiramente enriquecedora participar do 21º Congresso Internacional de Inovação em Educação. O evento superou minhas expectativas, primeira vez participando, ao reunir uma diversidade impressionante de especialistas, pesquisadores e educadores dedicados a moldar o futuro do aprendizado. Destaco a qualidade e a relevância das palestras e das oficinas, que trouxeram perspectivas globais sobre as tendências mais atuais, desde o uso ético da inteligência artificial na sala de aula até novas metodologias ativas e a importância da educação socioemocional. Agradeço imensamente à instituição pelo investimento na nossa participação”, ressaltou.
“Hoje, em especial, fui desafiada a sair da minha zona de conforto ao participar de oficinas que, embora fora da minha área de atuação, me conectaram profundamente. As metodologias apresentadas eram muito didáticas, com ferramentas adequadas e estratégias alinhadas aos objetivos pedagógicos. Ficou evidente que, com criatividade e inovação, é possível despertar o interesse dos alunos e engajá-los de forma significativa na construção do conhecimento. Tenho certeza de que a comitiva de Sergipe levará consigo muitos insights valiosos, a serem compartilhados e colocados em prática”, finalizou Letícia Menezes Santos, analista educacional do Centro de Gastronomia e Turismo (CGT).