O Senac Sergipe deu o pontapé inicial nas Competições Senac de Educação Profissional 2025, o maior torneio de educação profissional do comércio de bens, serviços e turismo do país, aberto na noite dessa quarta-feira, 16 de setembro, e que segue até o dia 21, no Rio de Janeiro.
Durante três dias, 110 alunos competidores do Senac de todos os regionais do Brasil vão colocar seus talentos à prova ao disputar títulos nacionais em desafios dignos de profissionais de excelência. As provas reproduzem situações reais do dia a dia de cada profissão. No total, as disputas envolvem dez ocupações: Cabeleireiro, Recepção de Hotel, Florista, Cozinha, Cuidados de Saúde e Apoio Social, Serviço de Restaurante, Estética e Bem-estar, Confeitaria, Informática para Internet e Desenvolvimento de Sistemas.
O Senac Sergipe marca presença em três ocupações: Beleza, Saúde e Tecnologia da Informação (TI), com os seguintes representantes: Emily Barbosa (Técnico de Informática para Inernet), Júlia Laissa Ramos (Cabeleireiro) e Raquel Andrade (Cuidados de Saúde e Apoio Social).
Doze integrantes compõem a comitiva sergipana, capitaneada pelo presidente da Fecomércio Sergipe, Marcos Andrade e pelo diretor regional do Senac Sergipe, Nilson Lima, além de gestores, instrutores, colaboradores e assessores, que marcam presença na cidade carioca, sede das Competições e do Departamento Nacional do Senac.
Marcos Andrade transborda otimismo diante de sua equipe que, neste ano, disputa em três ocupações, uma a mais que no ano passado. “Parabenizo o nosso diretor Nilson Lima pela exitosa condução e com fé em Deus sairemos vitoriosos, para que no próximo ano, possamos estar em Xangai na WorldSkills. O Senac está vivendo um grande momento de incentivo e de valorização da sua equipe técnica e dos seus alunos. É isso que faz a diferença no Sistema Fecomércio”, entusiasmou-se.
Nilson Lima, diretor do Senac Sergipe, considera que independente do resultado os seus alunos, professores e a equipe técnica já são vitoriosos. “Todos se dedicaram com afinco. Tenho certeza de que todo o nosso estímulo criado pela família Fecomércio-Sesc-Senac nos redobrará o ânimo para que possamos mostrar ao Brasil, o talento dos nossos estudantes sergipanos”, endossou.
Para a coordenadora do eixo de beleza do Senac Sergipe e delegada técnica do estado nas Competições Senac de Educação Profissional 2025, Felipa Edite Siqueira, este é o momento que toda a equipe sergipana colocará em prática tudo a que se dedicou em meses de treinamento. “Chegou o grande dia. E nossa primeira prova, nossa competidora do eixo de beleza Júlia fará uma reforma química feminina. Nossa expectativa é a melhor e contamos com todos vocês para torcer conosco”, incentiva.
Das dez ocupações, sete representam um passaporte aos futuros medalhistas de ouro para a maior competição de educação profissional do planeta, a WorldSkills Competition, que será realizada em Xangai, em 2026.