O Senac Sergipe participou do workshop sobre estratégias para redução da evasão na educação profissional. Promovido pelo Plano Diretor do Programa Nacional de Gestão da Permanência (PNGP), coordenado pelo Senac do Piauí, o evento reuniu representantes do Núcleo Nordeste para formação de multiplicadores do PNGP. Com o tema “Permanência e Convivência: Caminhos que Transformam”, o encontro teve como objetivo aprofundar o entendimento dos fundamentos do programa e capacitar os participantes para sua implementação nos contextos locais.
A programação se concentrou em dois eixos principais: ‘Clima Escolar’, sob a liderança de Gabriel Duarte, do Departamento Nacional do Senac, e ‘Orientação Profissional’, ministrada por Andrea Kiss, neuroeducadora do Instituto Córtex. Durante os dois dias, as atividades sublinharam a importância do acolhimento, da escuta ativa, do autoconhecimento e da construção de projetos de vida como ferramentas estratégicas para combater a evasão escolar.
Seguindo as diretrizes do guia de orientações iniciais do programa, o evento promoveu debates sobre os desafios regionais, o compartilhamento de boas práticas e o desenvolvimento de propostas de intervenção. A abordagem adotada privilegiou o diálogo e a colaboração, fortalecendo o compromisso institucional com a permanência dos alunos na educação profissional.
Para Suelen Dalbosco, instrutora de formação profissional do Centro de Gastronomia e Turismo (CGT), “a capacitação proporcionou reflexões que melhoram as práticas em sala de aula e criam estratégias para reduzir a evasão escolar”.
“Foi uma experiência enriquecedora. O diálogo e a colaboração promovidos pela formação e a ampliação de sua compreensão sobre os fatores que afetam a permanência dos alunos na Educação Profissional foram importantes para aprimorar as ações locais”, concluiu Rafael Ramos, analista de processos do Núcleo de Planejamento Organizacional (NPOR).

