Senac Pleno Projetos

2016-


Publicado em : 19/07/2016 | por senac | Agência Comércio



Gincana Aprendiz Sustentável2Gincana Senac Aprendiz Sustentável

Com o objetivo de engajar os futuros jovens profissionais na busca pela sustentabilidade e torná-los agentes de transformação em seus núcleos familiares e de empresas, o Sistema Fecomércio/Senac através da Plataforma de Engajamento Senac Pleno, realizou no dia 11 de junho, no Ginásio de Esportes Charles Moritz, a Gincana Senac Aprendiz Sustentável.

A ação envolveu 17 turmas do Programa de Aprendizagem, totalizando 360 alunos de cinco municípios sergipanos: Aracaju, Itabaiana, Lagarto, Tobias Barreto e Nossa Senhora da Glória. Os alunos apresentaram a conclusão de seis provas, desenvolvidas ao longo de 60 dias, nas seguintes temáticas: gerenciamento de resíduos sólidos (coleta de instrumentos de escrita, resíduos eletroeletrônicos e higiene pessoal); consumo consciente de água e de energia elétrica; arborização urbana(cultivo de uma árvore); inovação para a sustentabilidade(aprendiz inventor) e desafios ambientais.

Todo material recolhido foi encaminhado para empresas que trabalham com a logística reversa, como a ECO TI Logística Reversa de Eletroeletrônicos, Projeto Reviravolta e  TerraCycle.  Em relação à tarefa de arborização urbana, o Instituto Canto Vivo fez a doação de sementes e promoveu oficinas de plantio para os representantes das turmas envolvidas.

O evento além de contemplar a Prova Aprendiz Inventor, onde as equipes estavam dispostas em stands, sendo visitadas e avaliadas pelo comitê julgador com a apresentação de suas invenções, houve destaque para as atividades Cálculo da Pegada Ambiental, onde os alunos visitantes puderam medir  o impacto que o consumo individual pode gerar para o ambiente em que se atua. O público pode prestigiar também a exposição fotográfica – O Hoje e o Amanhã.

Além das equipes vitoriosas(1º lugar – equipe “Os Sustentabilizadores” da Unidade Senac Lagarto; 2º lugar – equipe “Comando Verde” da Unidade Senac Lagarto e 3° lugar -equipe “Sementes do Amanhã”, da Unidade Senac Itabaiana), houve a soma dos esforços das 17 equipes que trouxeram um  resultado positivo pela sustentabilidade e pela preservação do planeta Terra, arrecadando 3,5 toneladas de lixo eletrônico; 128,5kg de instrumentos de escrita; 419 kg de embalagem de higiene pessoal; 23,5kg de esponja usada.

Gincana Aprendiz Sustentável1

Ginana Aprendiz Sustentável4

Gincana Aprendiz Sustentável3

 


Autor : senac | Agência Comércio
Categorias :

2015


Publicado em : | por senac | Agência Comércio



II e III Edição Trofeú Senac Pleno

II e III Edição do Troféu Senac Pleno – Narrativas Exemplares

As duas edições do Troféu Senac Pleno, que aconteceram nos meses de agosto e novembro de 2015, homenagearam pessoas com muita história pra contar. Na II Edição, as atletas de vôlei e sergipanas Eduarda Santos Lisboa, Tainá Silva Biji e Ana Carolina de Almeida Costa receberam o troféu por serem exemplo de dedicação, esforço e disclipina, incentivando os alunos do Senac e jovens sergipanos a buscarem a realização de seus sonhos.

Já na III Edição, a homenagem foi para o Professor Antônio Ferreira – Ferreirinha e sua filha Náviny Bonfim, fundador do Instituto Internacional EAP: Esporte, Atenção e Formação, localizado no povoado Flamengo do município de Jaguarari, em meio ao sertão da Bahia. O referido instituto é conhecido como Escola de Atletismo do Flamengo, que dá oportunidade a sua filha Náviny de realizar os treinos, um sonho desde criança, e beneficia as crianças do povoado, por meio do esporte.

 II e III Edição Troféu Senac Pleno2

II e III Troféu Senac Pleno

II e III Edição Troféu Senac Pleno_1


Autor : senac | Agência Comércio
Categorias :

2014


Publicado em : | por senac | Agência Comércio



trofeusenacpleno2

Troféu Senac Pleno(1ª edição)- Narrativas Exemplares

O Troféu Senac Pleno, em sua 1ª edição homenageou o jovem publicitário e sergipano, Erick Mendonça. A solenidade de entrega do Troféu ocorreu no dia 1º de dezembro de 2014, no auditório da instituição repleto de alunos, instrutores e colaboradores. O objetivo do prêmio é homenagear personalidades sergipanas que com suas narrativas exemplares podem estimular novos jovens a  trilharem caminhos de sucesso. Essas narrativas compõem um dos pilares do Programa Senac Pleno, denominado Fronteiras Humanas – Narrativas Exemplares.

Como atividades paralelas, o homenageado,  palestrou para os alunos do Senac sobre a temática “Manobras de um Pau de Arara”, abordando a sua chegada na cidade de São Paulo e o caminho que percorreu para conquistar espaço entre os grandes publicitários. Na sequência, o Erick Mendonça participou de uma mesa-redonda com a imprensa, respondendo as perguntas realizadas pelos jornalistas e radialistas sergipanos.

Um pouco de Erick Mendonça

O publicitário Erick Mendonça, 26 anos, é aracajuano, redator publicitário, e representou o Brasil no Young Lions Brazil em 2013, categoria que seleciona os maiores talentos do país até os 28 anos. Além disso, foi o 6º redator mais premiado no mundo em 2013, segundo o Ad-Age. Ganhou 11 leões no Festival de Cannes, o prêmio mais cobiçado da propaganda mundial, sendo 3 de ouro e 8 de prata.

 

trofeusenacpleno3

trofeusenacpleno


Autor : senac | Agência Comércio
Categorias :

2013


Publicado em : | por senac | Agência Comércio



curta2013.4

Projeto Festival de Cinema – Curta Senac Pleno(1ª edição)

A 1ª edição do Festival de Cinema apresentou como metodologia a execução das etapas da produção de um filme, desde a transformação da ideia inicial em roteiro, o planejamento logístico e estético do filme, a divisão das funções, elaboração do cronograma, até as filmagens e a pós-produção. Os curtas metragens foram produzidos por  alunos dos cursos Técnicos e de Aprendizagem, durante a oficina Curta Senac Pleno, no período de agosto a novembro de 2013. Os 08 filmes retratam a nossa Nordestinidade e resultaram do trabalho dirigido por 48 alunos, envolvendo centenas de colegas.

A oficina proporcionou aos alunos  conhecer sobre equipamentos e práticas de realizações cinematográficas, em que eram expostos todos os passos da criação de um filme, passando pelo roteiro, direção, produção, fotografia, arte, som e montagem. O trabalho foi orientado pela equipe da Cacimba de Cinema e Vídeo (cineastas e profissionais de audiovisual).

Em sua primeira edição, a oficina Curta Senac Pleno deu visibilidade aos seguintes curtas metragens:

  1. O Fantasma do Senac
  2. Rua dos Ventos
  3.  As Aventuras de Pedrinho no Curralinho
  4. A Aparição de Lampião
  5. O Passeio
  6. O Turista
  7. A Visita ao Cemitério
  8. Como Assim?!

Autor : senac | Agência Comércio
Categorias :

2012


Publicado em : | por senac | Agência Comércio



festivaldemusica1

Festival de Música Digital

Em 2012, o Senac Sergipe realizou o 1º Festival de Música Digital, projeto que envolveu 13 turmas do Programa de Aprendizagem, totalizando 465 alunos. Durante dois meses, os aprendizes participaram de treinamento nos laboratórios de informática do Senac, acompanhados do instrutor de música, Alexandre Valério, com quem aprenderam a compor música, criar versões e remixar. No dia 15 de dezembro, no Ginásio de Esportes Constâncio Vieira, aconteceu o encerramento do projeto com a apresentação dos trabalhos de 10 equipes(Eletro Hits, Os Gatos e as Assanhadas, Brasileiros, Pancadão, Festa com Prevenção, Jovens Guerreiros, Boys and Girls, Balada Dança sem Álcool, Agitação e Os Incomparáveis). No palco do festival, os alunos foram acompanhados de seus instrutores, que antes de exporem as coreografias com as músicas construídas, apresentaram um breve histórico sobre o ritmo escolhido.

festivaldemusica4

festivaldemusica3

festivaldemusica2

 


Autor : senac | Agência Comércio
Categorias :

2011


Publicado em : | por senac | Agência Comércio



Mostra Fotográfica

O Projeto Mostra Fotográfica – Flagrantes Ambientais foi realizado por 11 turmas do Programa Adolescente Aprendiz da Unidade Senac de Aracaju e 04 turmas da Unidade Senac Itabaiana, no período de julho a novembro de 2011. Mediado pelo pedagogo Lúcio Alves e dividido em seis etapas, o projeto compreendeu a formação dos instrutores do Programa Adolescente Aprendiz, a realização de oficinas para a construção da máquina fotográfica com latas de alumínio para os alunos, bem como a realização de palestras sobre o uso da máquina fotográfica digital por profissionais da área, registro de imagens ambientais, revelação e exposição dos trabalhos desenvolvidos pelas turmas do Programa Adolescente Aprendiz.

Entre os meses de novembro a dezembro do mesmo anos, os alunos expuseram os trabalhos com a exposição Mostra Fotográfica Flagrantes Ambientais no Shopping Riomar, no evento de moda Aracaju Fashion Square -Alto Verão 2012 e na Área de Convivência do Bloco B do Senac.

 

Mostra Fotográfica

SONY DSC

mostrafotográfica3


Autor : senac | Agência Comércio
Categorias :

2010


Publicado em : | por senac | Agência Comércio



 Projeto Foguetes 1Projeto Foguetes

O Senac Sergipe realizou no período de agosto a outubro de 2010, o 1º Projeto Foguetes, cujo objetivo principal foi estimular nos alunos e instrutores o desenvolvimento e  a criatividade, através da reutilização de materiais na confecção dos foguetes. Os participantes foram sensibilizados com palestras e oficinas para a confecção dos foguetes, ministradas pelo Prof. Nilson Silva Santos, habilitado pela Agência Espacial Brasileira.

Os foguetes foram construídos com garrafas Pet, tendo como base cano PVC e dois terços deles preenchidos com água. Uma mangueira foi usada para fazer pressão e quando se destravava, o foguete decolava. Dependendo do tamanho, do ângulo e das condições do vento, eles podiam alcançar de 30 a 80 metros de altura.

O lançamento dos foguetes ocorreu no Parque da Sementeira, próximo à Casa da Ciência e Tecnologica de Aracaju (CCTECA “Galileu Galilei”), em 16 de outubro de 2010.

Projeto Foguetes 2

Projeto Foguetes

 

 


Autor : senac | Agência Comércio
Categorias :

2009


Publicado em : | por senac | Agência Comércio



Campeonato de RobóticaCampeonato de Robótica

Entre os meses de novembro a dezembro de 2009, o Senac Sergipe promoveu o treinamento  de 50 alunos do Programa de Aprendizagem, divididos em 10 equipes de 50 alunos cada, para o 1º Campeonato de Robótica do Senac.  No treinamento os participantes utilizaram a tecnologia LEGO Education e aprenderam a montar um rôbo. Cada equipe recebeu kits da Lego, com peças programáveis, motores, roldanas, sensores e blocos de montar. O resultado foi a construção de robôs inteligentes, orientados por instrutores, sendo apresentados no dia 9 de dezembro, no Ginásio de Esportes Charles MoritzO Campeonato apresentou como objetivo principal, fazer com que o aluno além de absorver o conteúdo das disciplinas curriculares, pensasse sobre tecnologia com a possibilidade de vencer desafios, desenvolver habilidades, competências e atividades que demandam trabalho em equipe, liderança, criatividade, solução de situações-problemas, organização e obediência às regras.

SONY DSC

SONY DSC

SONY DSC


Autor : senac | Agência Comércio
Categorias :