Notícias

Senac/SE encerra Oficina de Cartões Postais com alunos da Apae


Senac/SE encerra Oficina de Cartões Postais com alunos da Apae
Paulo do Eirado e o aluno Alan Santos Mota

Na manhã da última quarta-feira, 10 de maio, o Senac/SE fez a entrega dos trabalhos realizados na IV Oficina de Cartões Postais da Plataforma de Engajamento – Senac Pleno. Feito especialmente para o Dia das Mães, o projeto contemplou, nesta edição, os alunos atendidos pela Apae (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais de Aracaju/SE), e culminou na confecção de seis diferentes modelos de cartões postais.

A oficina aconteceu entre os dias 12 de março e 30 de abril, sempre com dois encontros semanais nas dependências da Apae. As aulas foram conduzidas pelo artista visual e instrutor do Senac, Elias Santos, e mobilizaram 20 alunos da Associação. Das pinturas feitas em tinta guache, seis foram escolhidas para ilustrar os cartões postais. Cerca de 4 mil cópias foram impressas e estão sendo distribuídas entre os alunos, clientes e colaboradores do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, além dos próprios envolvidos na oficina e seus familiares.

Antônio Ramos e o aluno Jivanildo Euclides Prudêncio

Todos os participantes receberam um certificado do Senac e os que tiveram suas obras escolhidas, também ganharam uma cópia ampliada e emoldurada de seus trabalhos. Foram responsáveis pela entrega o superintendente da Fecomércio, Maurício Oliveira, o diretor regional do Senac, Paulo do Eirado,  a diretora regional do Sesc, Adely Carneiro, o coordenador do Senac Pleno, Antônio Ramos, o presidente da Apae Aracaju, Max Guimarães, e a coordenadora pedagógica da Apae, Jaqueline de Sousa.

”Entendemos que esta é mais do que uma ação beneficente. Estamos praticando aquilo que deveria ser uma obrigação de todas as instituições, sobretudo daquelas que trabalham com educação, que é a de encontrar os mecanismos, através dos recursos tecnológicos e das metodologias pedagógicas, para fazer com que todas as pessoas tenham acesso à educação, ao desenvolvimento, ao crescimento pessoal. E aqui, na Apae, encontramos um público extremamente receptivo, capaz, verdadeiros artistas. Eles produziram trabalhos belíssimos. Esse projeto traz uma dose a mais na questão da arte, que é esse lado do coração, do artista, dos desafios que estão presentes na vida dessas pessoas. O simbolismo dos cartões vai muito além da pintura, de um belo trabalho de aquarela”, declarou Paulo do Eirado na cerimônia.

O aluno Gedinaldo dos Santos e o presidente da Apae, Max Guimarães

“Tivemos aqui um desafio e uma experiência muito agradáveis. As aulas foram alegres e divertidas assim como são os alunos, que têm essa alegria de viver, de descobrir e aprender novas coisas. O Elias tem a capacidade de saber adaptar a arte para qualquer situação, e ele adaptou muito bem para os alunos da Apae. Estamos muito felizes com o resultado do projeto. Nós, do Senac, aprendemos muito mais do que ensinamos nessas oficinas. Aprendemos a viver com otimismo, sob a perspectiva de que a vida é bela e nós temos que aproveitar os bons momentos”, disse Antônio Ramos, coordenador do Senac Pleno.

Capacidade

Jailson Alves e a coordenadora Jaqueline de Sousa

Um dos mais empolgados com a entrega dos cartões postais foi o aluno Jailson da Silva Alves. Ele, que teve sua pintura escolhida, revelou crescimento durante as oficinas e inspiração para produzir a obra. “Achei bom participar da oficina do Senac porque aprendi coisas novas, desenvolvi coisas diferentes. Eu comecei a desenhar e a pintar há muito tempo, até já fiz alguns quadros, mas dessa vez eu me inspirei na minha namorada, e desenhei um coração com uma florzinha dentro. Eu quero mostrar para todo mundo que eu também sou capaz”, declarou Jailson.

Para a coordenadora pedagógica da Apae, Jaqueline de Sousa, os alunos puderam descobrir competências e habilidades até então adormecidas, uma vez que a instituição não dispõe deste tipo de oficina em sua grade. “Hoje, o Senac é algo significativo para eles, eles não queriam que a oficina acabasse. O resultado desse trabalho foi perfeito em termos de significação, se ensino e aprendizagem, de inclusão, integração e socialização. Eles ficaram extremamente empolgados. Foi fantástico”, comemorou a coordenadora.

Lado social

Maurício Oliveira com Douglas Santos

Adely Carneiro, diretora regional do Sesc, se colocou à disposição da Apae para desenvolverem ações em parceria. “É com imensa alegria que nós, que fazemos o Sesc, estamos nos aproximando dessa ação. O Sesc, que em seu gênese tem o objetivo de uma ação educativa, transformadora e propositiva, não poderia ficar de fora desse momento. Quero nos colocar à disposição da Apae para somarmos em algumas ações sociais, e quero parabenizar a toda equipe do Senac e, principalmente aos alunos que são os verdadeiros artistas. Vocês estão de parabéns”, reconheceu a diretora.

Adely Carneiro com David Santos

Representando o presidente do Sistema Fecomércio, Laércio Oliveira, o superintendente Maurício Oliveira também enalteceu o projeto. “É com uma grande satisfação que nós estamos presentes nesta ação. Acredito que a entidade tem o compromisso com esse lado social, e faz por onde, através de seus braços que são o Sesc e o Senac. O resultado desse projeto foi maravilhoso. O brilho nos olhos das pessoas quando recebem os cartões postais é algo encantador. Esse trabalho é bem prazeroso para os alunos, mas sobretudo para nós que fazemos o Sistema Fecomércio”, declarou Maurício.

Compartilhe

Pular para o conteúdo