Notícias

Senac recebe homenagem no Encontro de Gonzagueanos


Senac recebe homenagem no Encontro de Gonzagueanos

Celebrar a memória, vida e obra do maior artista brasileiro dos últimos 100 anos foi objetivo de um encontro realizado no espaço cultural Gonzagão, no conjunto Augusto Franco, na última sexta-feira (15). Pelo nome do espaço deduz que não se poderia falar de outra pessoa, somente de Luiz Gonzaga, o “Rei do Baião”. O Encontro de Gonzagueanos aconteceu num clima de muita festa, com um direcionamento para a ampliação cultural, com sete atrações musicais tocando e cantando as canções eternizadas pelo cantor nordestino.

Além da programação cultural, com mostra de xilogravuras, artesanato e literatura de cordel, também foram realizadas homenagens a setores da sociedade que trabalham pela difusão cultural e permeiam a obra de Luiz Gonzaga em suas atividades. O Sistema Fecomércio, por meio do Senac, foi homenageado com o título de Gonzagueano, pelo seu trabalho de formação profissional com direcionamento para o desenvolvimento cultural, sempre levando a cultura nordestina e os trabalhos de Luiz Gonzaga como foco, trabalhando pela perpetuação de sua obra.

Para o professor João Emanuel, organizador do evento, o Senac é um importante instrumento educacional, que tem em sua filosofia o estímulo à formação cultural, o que perpassa pela obra de Luiz Gonzaga, o que, segundo ele, merece o reconhecimento público.

“Luiz Gonzaga é nossa inspiração. Sem ele, o Nordeste não seria o que é hoje. Gonzaga cantou o Nordeste, cantou sua aldeia e fazendo isso levou o Nordeste para o mundo. Já são 100 anos de Gonzagão e sua obra vive e continua pulsante. Ser gonzagueano é ter amor pelo Nordeste, pelo Brasil, pelo nosso povo. O Senac é mais do que um parceiro, o Senac motiva, incentiva, promove a cultura, oferecendo oportunidades para as pessoas ampliarem seu conhecimento cultural e prepara as pessoas para empreenderem com sua formação educacional e cultural. O Senac transforma vidas para melhor”.

O diretor do Departamento Regional do Senac, professor Paulo do Eirado, valorizou a homenagem recebida, destacando que a cultura é um dos principais meios de formação pessoal. Paulo lembrou que fomentar a cultura nos alunos do Senac é formar pessoas melhores para o mercado de trabalho, destacando a importância da obra de Luiz Gonzaga.

“O Senac é uma entidade que se relaciona intimamente com a cultura, com as artes e isso nos faz buscar cada vez mais no Senac, que elas sejam ferramentas educacionais efetivas. Não temos apenas a cultura como uma atividade acessória educacional. Fazemos mais, nós incorporamos a cultura na formação do nosso aluno, pois isso desenvolve a formação artística, a capacidade criativa, a habilidade de nosso aluno fazer uma leitura do mundo com mais poesia, mais riqueza de detalhes e isso leva a um profissional diferenciado. E para isso, o trabalho de Luiz Gonzaga é fundamental, pois reúne o que há de melhor no contexto cultural nordestino. O Senac forma profissionais diferenciados, para que possam entrar completos no mercado de trabalho. Nosso modelo educacional é amplo, buscando desenvolver o melhor em cada um, formando os profissionais da melhor maneira.

O Encontro de Gonzagueanos contou com a participação de vários trios pé-de-serra, com apresentação de cordelistas, declamação de poesias e discussões sobre a vida e obra de Luiz Gonzaga.

 

Compartilhe

Pular para o conteúdo