Senac forma primeira turma de vitrinistas de Sergipe


Publicado em : 06/09/2016 | por Helmo Goes | Agência Comércio



Descrição da imagem. Foto horizontal frontal de um grupo de jovens olhando para a frente e sorrindo, de pé, dentro de uma loja. Os jovens estão de calça jeans e camisa azul com nome Senac Pleno na cor branca e logo abaixo Vitrinista na cor vermelha. No centro do grupo, uma mulher branca de cabelos pretos e lisos, blusa preta e calça bege, posa para a foto. No canto direito da foto, um homem de camisa social manga longa e boné na cor azul, óculos de grau, posa para a foto. A loja tem paredes, móveis e piso brancos, mesa redonda à frente do grupo na cor vermelha e flores de papel penduradas ao fundo formando uma cortina também na cor vermelha. Fim da descrição.Elaborar vitrines que chamem atenção dos clientes, valorizem os produtos expostos e, de quebra, ajudem a impulsionar as vendas de uma loja: esse será o ofício dos profissionais da primeira turma de vitrinistas de Sergipe, qualificada pelo Senac, integrante do Sistema Fecomércio, em parceria com a Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat).

De acordo com Altair Santo, Líder de Processos de Moda do Senac, o profissional da área não realiza apenas a decoração de vitrine, mas um trabalho mais completo. Segundo ele, é preciso conhecer bem a empresa e o produto que será exposto.

Descrição da imagem. foto horizontal de uma vitrine com duas manequins, a da esquerda veste maiô preto com estampas brancas e a da direita veste espartilho preto com estampas brancas e calcinha preta. Ambas tem uma calda longa de uma tela vermelha, mesmo material usado para enfeitar a cabeça. Entre as manequins, quatro gaiolas douradas no piso da vitrine, e atrás, cortina de flores de papel na cor vermelha.  Ao fundo, três moças e um homem aparecem tocando a cortina e as manequins. Fim da descrição.“O vitrinista precisa conhecer a estrutura da loja, o tamanho, a profundidade e a iluminação. Ele também tem que estar por dentro da coleção que será vendida para, então, montar o projeto da vitrine. Ele deve editar as roupas de acordo com a estação do ano e também escolher bem os assessórios, para que todas as peças estejam em perfeita harmonia. É preciso, ainda, criar um cenário bonito e criativo para que, em algum momento, o cliente pare em frente àquela vitrine”, explica.

E como trabalho de conclusão de curso, os 20 novos vitrinistas foram provocados a desenvolver uma vitrine, criativamente, através do tema sustentabilidade, fazendo uso de materiais reciclados. A tarefa foi realizada em uma loja de moda íntima localizada em um prédio comercial de Aracaju. O sucesso foi tanto que o trabalho dos alunos despertou o interesse de outros lojistas.

Descrição da imagem. Foto horizontal da parte inferior de uma vitrine, mostra as pernas de duas manequins brancas, uma em cada extremidade da foto, e entre as mesmas, quatro gaiolas douradas no piso, cada uma com uma letra vermelha dentro, sendo da esquerda para a direita as letras Y, O, G, A. Ao fundo, cortina feita de flores de papel na cor vermelha penduradas, e parte do corpo de pessoas mais ao fundo. Fim da descrição.“Quando eles viram o que fizemos naquela loja, ficaram surpresos por ter sido um trabalho feito por alunos. Nos procuraram para saber um pouco mais e nos chamaram para desenvolver em suas lojas também. Será uma oportunidade de continuarmos realizando esse trabalho já como profissionais da área”, contou a nova vitrinista, Andrea Santos da Rocha.

O visual montado também agradou à empresária Eliane Cristina, proprietária da loja de moda íntima: “Achei o resultado de alto nível, surpreendente, inclusive pelo pouco tempo que eles tiveram para montar a vitrine. Foi um projeto muito criativo, tanto que vou manter essa mesma vitrine até as vendas de fim-de-ano”, declara.


Autor : Helmo Goes | Agência Comércio
Categorias : Notícias

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