Senac e Prefeitura de Aracaju certificam mais de 270 pessoas


Publicado em : 21/12/2018 | por Helmo Goes | Agência Comércio



Na manhã desta sexta-feira, 21 de dezembro, o Senac Sergipe e a Prefeitura de Aracaju, por meio da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat) e a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semfas), promoveram a entrega de mais de 270 certificados referentes aos cursos de Costureiro, Salgadeiro, Pizzaiolo e Marcenaria Artesanal, além do Seminário de boas práticas na manipulação de alimentos, voltado para vendedores ambulantes. Todos os cursos, com exceção do seminário de boas práticas, foram realizados no bairro 17 de Março, em prédios da Fundat ou em unidades móveis (carretas).

A solenidade de entrega dos diplomas aconteceu no auditório do Senac e contou as presenças de Maurício Gonçalves, superintendente do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac, Jorge Araújo Filho, presidente interino da Fundat, Paulo do Eirado, diretor do Senac Sergipe, Selma França, diretora de Formação Profissional da Fundat, Dayse Prado, gerente de Educação Profissional do Senac, e Sônia Lima, representante da Semfas. Também estiveram presentes Renato Alves, conselheiro da Fecomércio, e diversos colaboradores das instituições envolvidas.

Paulo do Eirado, que em janeiro assumirá a superintendência do Sebrae/SE, falou da felicidade de entregar certificados em seu último compromisso público enquanto diretor do Senac. Ele destacou a parceria duradoura entre a instituição e a Prefeitura de Aracaju, responsável pela formação de milhares de pessoas para o mercado de trabalho ao longo dos anos.

“O Senac sempre esteve de portas abertas para essas parcerias construtivas e a Prefeitura de Aracaju é uma parceira desde a primeira hora, pois sabemos da seriedade do trabalho que é feito, a forma como os cursos são conduzidos, e a gente fica muito feliz nesse momento de entregar os certificados e ver as coisas acontecerem e as pessoas se qualificando profissionalmente. Educação é aquilo que a gente dá e ninguém tira. Cada um que recebe um certificado se torna um profissional daquela área, mas isso também deve ser o primeiro passo, a pessoa não pode se acomodar”, disse Eirado.

Jorge Araújo Filho reforçou as palavras de Paulo do Eirado sobre a importância das parcerias entre os agentes que promovem a qualificação para o trabalho. “A parceria entre a Prefeitura e o Senac é algo que só queremos fortalecer, independentemente de qual gestor esteja à frente, pois quem ganha é o cidadão aracajuano. A gente quer fortalecer sim, pois uma boa capacitação profissional é um diferencial para o momento em que vivemos, com um mercado de trabalho extremamente competitivo. Que esses certificados não sirvam apenas para encher uma gaveta, mas como um estímulo para continuar estudando e se qualificando”, declarou o presidente da Fundat, antes de tecer elogios ao diretor do Senac.

Simônica Santos, moradora do bairro 17 de Março, falou da satisfação em ter cursos gratuitos em sua localidade e destacou um que, para ela, foi um grande desafio. “Eu jamais imaginei que, enquanto mulher, pudesse fazer o curso de Marcenaria, mas foi lá onde eu testei as minhas habilidades. Já estou até recebendo encomendas e vou começar a produzir em parceria com um marceneiro que mora próximo a mim. Os cursos que eu fiz pelo Senac e Prefeitura me deram uma profissão e eu também me descobri como artesã. Estou realizada. Que venham mais cursos e espero estar disponível para todos”, celebrou.


Autor : Helmo Goes | Agência Comércio
Categorias : Notícias