Notícias

Senac e Fundat capacitam ambulantes que irão trabalhar no carnaval


Senac e Fundat capacitam ambulantes que irão trabalhar no carnaval

O Senac de Sergipe continua parceiro da Prefeitura de Aracaju nas ações de qualificação profissional para o mercado de trabalho. A primeira atividade conjunta do ano foi a realização do Seminário de Boas Práticas na Manipulação de Alimentos, ofertado gratuitamente pelo Senac, através da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat) para vendedores ambulantes de Aracaju que pretendem comercializar em festas populares como o carnaval. Mais de 120 trabalhadores estão sendo capacitados. 

As aulas estão sendo ministradas por um instrutor do Senac na unidade da avenida Ivo do Prado, até o próximo dia 15. Os participantes recebem informações sobre perigo nos alimentos, doenças transmitidas pelos alimentos, higiene pessoal, higienização de mãos e hortifrútis, cuidados na hora de comprar, manipular e comercializar os alimentos, refrigeração, congelamento e descongelamento dos alimentos.

Ricarte é aluno do Seminário de Boas Práticas

Ricarte James Barbosa Santos é um dos participantes do seminário. Ele, que é pedagogo, trabalha eventualmente com a venda de bebidas e churrasquinhos em festas para garantir uma renda extra. “Desta vez estou fazendo o curso não por obrigação, já que participei no passado e o meu certificado ainda está em validade. Resolvi participar porque as aulas são muito interessantes, o professor tem uma ótima didática, e os conhecimentos que adquiro aqui não levo apenas para o trabalho, mas consigo colocar em prática na minha casa”, declarou Ricarte.

Segundo a analista do Senac, Marileide Santos Martins, o seminário atende aos requisitos estabelecidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o certificado tem a validade de um ano. “Participar do seminário é uma exigência da Vigilância Sanitária para que os ambulantes comercializem nas festas. Eles poderão trabalhar não apenas no carnaval, mas em outros eventos populares no período de um ano. E essa parceria entre Fundat e o Sistema Fecomércio, por meio do Senac, é de suma importância, pois a Fundação vem com o público e, nós, com a execução do programa”, disse Marileide.

O diretor do Departamento Regional do Senac, Paulo do Eirado, disse que, através da parceria com a Prefeitura de Aracaju, o Senac promove a qualificação profissional e a qualidade de um modo geral para a segurança alimentar de Aracaju. “A força dessa parceria é o que faz com que o Senac consiga crescer, se projetar e estar cada vez mais próximo daqueles que estão precisando da qualificação profissional”, pontuou o diretor.

 

Compartilhe

Pular para o conteúdo