Notícias

Público lota auditório para palestra sobre empreendedorismo  


Público lota auditório para palestra sobre empreendedorismo   
O palestrante Jorge Luiz

O público lotou o auditório do Senac/SE na noite da última terça-feira, 15 de agosto, para conferir a palestra “Nas entrelinhas do Empreendedorismo”, proferida pelo Professional & Self Coach Jorge Luiz Cabral. O evento foi uma ação do Senac, através do Banco de Oportunidades – Senac Carreiras, e do Conselho Regional de Administração de Sergipe (CRA-SE). A maior parte do público foi formada por ex-alunos do Senac. Cada participante levou 2 kg de alimentos não perecíveis que serão doados a instituições filantrópicas.

Segundo o presidente do CRA-SE, Sidney Vasconcelos, a palestra beneficente abriu as comemorações do Mês do Administrador, que serão realizadas  em setembro. “Esse evento surgiu de conversas com o superintendente da Fecomércio, Maurício Oliveira, e com o instrutor do Senac, Marco Gonçalves, que também é administrador. Nós comentamos a respeito de estreitar a relação entre as instituições e viabilizar cursos e palestras. Então, como nós temos esse ciclo de palestras beneficentes, surgiu a possibilidade de trazermos para o auditório do Senac que é maior, comporta mais pessoas. Esse evento, na verdade, abre um ciclo de palestras que faremos em setembro em alusão ao Mês do Administrador, quando traremos o consultor e palestrante Bruno Perin para falar sobre startups e empreendedorismo, e Vinícius Nejaim, que vai falar sobre o perfil do empreendedor do século XXI”, explicou Sidney.

Hipácia Nogueira, gerente do Núcleo de Promoção Social e Relações com Egressos, do qual faz parte o Banco de Oportunidades – Senac Carreiras, encontrou, na parceria com o CRA, uma oportunidade de atrair os ex-alunos de volta à instituição. “O Banco de Oportunidades está sempre buscando parceiros para que possamos trazer nossos egressos de volta à casa e oferecer a eles assuntos interessantes para que, aqui, eles possam dar continuidade às suas carreiras, buscando novas possibilidades dentro do itinerário formativo que escolheram. O CRA nos procurou e nós oferecemos nosso auditório e, em contrapartida, convidamos nossos egressos para participarem dessa noite e conhecerem mais sobre o tema”, disse Hipácia.

Entrelinhas do Empreendedorismo

A palestra da noite ficou a cargo do Professional & Self Coach Jorge Luiz Cabral, que também é conselheiro e diretor de Fiscalização do CRA-SE. Jorge trouxe uma palestra motivacional, envolvendo a todos nas entrelinhas do empreendedorismo. “Primeiramente, as pessoas precisam ter consciência de sua missão, de seu propósito de vida. Muitas delas embarcam em um negócio porque viram um amigo ou parente fazer, e muitas vezes esse negócio não tem sintonia com o propósito de vida delas, e aí é o primeiro passo para o insucesso. Essas pessoas têm que conectar o propósito de vida delas com a resolução dos problemas que elas precisam identificar, para gerar desafios e criar as oportunidades. Porque às vezes chega uma oportunidade e a pessoa não está em sintonia com ela. Eu acredito que o melhor é quando a pessoa cria essa oportunidade, e nós não fomos educados para isso”, afirmou o palestrante.

Para o diretor do Senac/SE, Paulo do Eirado, a busca pelo empreendedorismo é salutar, ainda que motivada por momentos de crise. “O empreendedorismo ganha reforço toda vez que a economia vai mal. É o que chamamos de empreendedorismo por necessidade, que leva as pessoas a ampliarem o risco de sua atuação, na medida em que não é uma orientação pelo melhor momento, ou pelo próprio talento, mas, sim, um empurrão que a situação econômica dá e leva as pessoas a se atirarem como empreendedores ou empresários. A gente fica certo de que todo o apoio é fundamental para as pessoas empreenderem com menos riscos e mais segurança e que as autoridades devem perceber que precisamos ter um ambiente mais adequado e propício ao empreendedorismo, às startups, à inovação e à geração de valor, de um modo geral. E o Brasil ainda é muito atrasado quanto a isso, infelizmente”, declarou o diretor.

Compartilhe

Pular para o conteúdo