Publicado em : 26/09/2018 - Por : Helmo Goes

Nova unidade do Senac será construída em Glória


Hugo França assina contrato de obra

Aconteceu na última terça-feira, 25, a assinatura do contrato para a construção de um Centro de Formação Profissional do Senac em Nossa Senhora da Glória. A solenidade ocorreu no terreno onde será construído o prédio, com a presença do presidente do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac, Hugo Lima França, do superintendente da Fecomércio, Maurício Gonçalves, do diretor do Senac Sergipe, Paulo do Eirado, do prefeito de Glória, Chico do Correio, dentre outras autoridades. A nova unidade será composta por térreo mais sete pavimentos superiores que, juntos, totalizam 3.913,66 m² de área construída. A obra será feita pela Alcance Engenharia e Construção e a previsão é que seja concluída em 24 meses.

Prefeito Chico do Correio

Segundo o diretor Paulo do Eirado, a ideia é que o Senac se torne uma referência na região. “O Senac de Nossa Senhora da Glória vai dispor de cursos da melhor qualidade possível, e ficamos felizes em trazer para a região uma escola nessa categoria, não só da construção e dos laboratórios em si, mas dos conteúdos, dos cursos atualizados. E aqui nós encontramos um ponto de referência que vai atender a todo alto sertão sergipano, pois essa vocação de polo regional Glória já tem, e terá um fortalecimento com a presença do Senac. Nós chegamos aqui para ofertar cursos nas áreas de comércio, serviços e turismo, estamos muito felizes em dar esse passo histórico e vemos aqui um ambiente bem favorável para a construção de profissionais e de educação profissional da melhor qualidade”, declarou.

Adely Carneiro, diretora do Sesc, Paulo do Eirado e Hugo França

Hugo França, presidente da Fecomércio, também destacou a importância da chegada da instituição ao município do sertão sergipano. “É um grande avanço para a idade, pois estamos trazendo educação e, consequentemente, desenvolvimento. Glória é uma das cidades que mais crescem no interior sergipano, e já estava precisando de uma escola profissionalizante do porte do Senac. O objetivo do Sistema Fecomércio é sempre expandir suas atividades, através do Sesc e do Senac, e Glória foi muito bem escolhida para receber esse empreendimento. Acho que é um grande presente para esse povo”, disse França.

Colaboradores do Senac participaram da cerimônia

Francisco Carlos Nogueira Nascimento, o Chico do Correio, prefeito da cidade, acompanhou a assinatura do contrato de obra ao lado da vice-prefeita, Marisa Silva Dantas, e vereadores. Ele também comemorou a chegada do Senac ao município. “Nossa Senhora da Glória é um dos poucos municípios brasileiros que, mesmo em meio à crise, tem um crescimento de seu PIB de 10 a 12% ao ano. E a nossa expectativa é que esse importante empreendimento do Senac prepare melhor nossos jovens e adultos. Vamos dar uma oportunidade para que a vida lhes dê um caminho diferente. Eu fico muito feliz em estar administrando o município e firmar essa parceria importante com o Senac”, declarou o prefeito.

Detalhes técnicos

Público acompanhou assinatura

O pavimento térreo possuirá área de construção de 540,22m² e será constituído, basicamente, de área administrativa, serviços, convívio e área de aprendizagem referente à cozinha. Os próximos cinco andares terão, cada um, uma área construída de 461,19m².

O primeiro contará com salas de aula, biblioteca e estúdios de rádio e TV. O segundo e terceiro pavimentos serão idênticos e compostos apenas de salas de aula. O quarto andar possuirá um grande laboratório de higiene e beleza, outro de informática e um de saúde. O quinto pavimento será entregue vazio. Já o sexto possuirá área construída de 479,27m² e contará com um grande auditório que poderá ser subdividido em até três auditórios menores.

Projeto da nova unidade

O sétimo pavimento, com área de 455,22m² em laje plana impermeabilizada, com acesso pela escada principal (escada protegida) e pela escada secundária (escada aberta/de serviço e emergência), é destinado às áreas técnicas do ar-condicionado, da hidráulica e acesso à laje do reservatório superior e barrilete.

No final, haverá o pavimento ático com área de 40,49m², que são as lajes de cobertura do reservatório e da casa de máquinas dos elevadores.