Egressa do Senac é eleita melhor jogadora do mundo de vôlei de praia


Publicado em : 05/09/2018 | por Helmo Goes | Agência Comércio



O Senac Sergipe parabeniza sua ex-aluna Eduarda Santos Lisboa, a Duda Lisboa, por ter sido eleita a melhor jogadora do mundo de vôlei de praia! Com apenas 20 anos, ela é a mais jovem da história a ganhar o prêmio, concedido pela Federação Internacional de Voleibol (FIVB). A sergipana, campeã do Circuito Mundial ao lado de Ágatha, também venceu outras duas categorias: melhor jogadora ofensiva e melhor ataque.

Duda Lisboa foi aluna do curso à distância Inglês Americano, com polo presencial no Senac Sergipe. Em 2015, ela foi uma das atletas do vôlei sergipano a receber o Troféu Senac Pleno, homenagem que a instituição oferece a personalidades que se destacam em suas áreas e que têm histórias inspiradoras para os alunos. “O esporte me acrescentou tudo, criei responsabilidade, abdiquei da minha família, dos meus amigos, por conta do sonho. O vôlei, para mim, é minha vida”, declarou a homenageada na ocasião.

Paulo do Eirado, diretor do Senac Sergipe, reconheceu Duda como uma jovem extremamente comprometida. “Nós já enxergávamos nela uma pessoa que irradia um bom exemplo para a juventude, pelo esforço, dedicação, pela forma séria com que se compromete com o esporte e, ao mesmo tempo, cumpre com sua obrigação de estudante, de fazer sua formação escolar. E nós ficamos sempre com um agradecimento em saber que ela passou pelo Senac e também foi agraciada com o Troféu Senac Pleno, quando teve a oportunidade de falar um pouco sobre sua experiência de vida para os nossos jovens. Então temos esse espírito de gratidão muito grande e reconhecemos nela todo o mérito, todas as condições para isso que ela conquistou e temos certeza que muitas coisas boas ainda vidão pela frente”, declarou o diretor.

Seguindo a mãe

Confirmando o ditado popular “filho de peixe, peixinho é”, Duda é filha da ex-jogadora de vôlei de praia, Cida. E foi seguindo de perto a carreira da mãe que ela, naturalmente, ingressou no esporte aos 9 anos. Sempre alta, esperta e habilidosa, não demorou a se destacar nas areias.

Com apenas 20 anos, seu currículo é tão extenso que fica até difícil listar todas suas conquistas. Mas entre os principais resultados, Duda foi campeã do Campeonato Mundial Escolar de 2013 na Itália, tricampeã consecutivamente  do Campeonato Mundial de Vôlei de Praia Sub-19, em Portugal e no Chipre, bicampeã mundial na categoria Sub-21 nos anos de 2016 e 2017, respectivamente na Suíça e China, também medalhista de prata na categoria Sub-23 de 2013 na Polônia, e medalha de ouro nos Jogos Olímpicos da Juventude de 2014 na China.

Além da medalha de bronze na edição dos Jogos Sul-Americanos de 2014 no Chile, alcançou a medalha de ouro na edição do Campeonato Mundial Militar de 2017 no Brasil e a medalha de prata no World Tour Finals de 2017 na Alemanha.


Autor : Helmo Goes | Agência Comércio
Categorias : Notícias