Notícias

Curta Senac Pleno premia filme mais visto e abre vagas para 2018 


Curta Senac Pleno premia filme mais visto e abre vagas para 2018 
Diretor entrega certificado a aluno

Aconteceu na tarde de terça-feira, 27 de março, a premiação do filme com mais visualizações no Youtube do projeto Curta Senac Pleno 2017. O trabalho campeão foi “Mudando de Vida”, com mais de 2.300 views no site de compartilhamento de vídeos. Os alunos do curta vencedor ganharam medalhas e todos os demais receberam certificados pela participação no projeto. Na ocasião, foram abertas vagas para o Curta Senac Pleno 2018, cujas oficinas terão início no mês de agosto. No projeto, os alunos passam pelos processos de roteirização, operação de câmera, produção, figurino, iluminação, atuação, direção, captação de áudio, ou seja, por todas as etapas que envolvem a criação de um curta-metragem.

Público assiste às quatro produções de 2017

“Foi uma experiência bacana para a vida. Nós participamos de todos os processos da construção dos filmes e por isso pudemos desenvolver e até descobrir algumas habilidades novas. Ver as pessoas comentando sobre o nosso trabalho também é muito gratificante. E como o tema foi empreendedorismo e empregabilidade pudemos aprender e passar para o público a ideia de estar atento às oportunidades, de pensar fora da caixa, de fazer a diferença no mundo do trabalho”, avaliou Rogério Crispim, aluno de Rádio e TV e participante do filme vencedor.

Fábio Jaciuk, facilitador do Curta Senac Pleno, destacou a importância do Plano de Negócios desenvolvido pelos alunos para cada filme produzido. “Nós criamos um mercado fictício  em que a moeda é o Mazzaropi. Cada Mazzaropi equivale a  1 Real. Então eles planejam toda a produção do filme, simulando os custos de direção, elenco, produção, filmagem, edição, sets, ou seja, fazem todo esse levantamento e casam a questão artística com a questão comercial, que é o que chamamos de produção executiva. Com base nisso eles têm a meta de sucesso. E o êxito do filme é a venda de ingressos ou, no nosso caso, o número de visualizações no Youtube. O Plano de Negócios é um diferencial das últimas edições do projeto é um aprendizado que eles levam para qualquer negócio na vida deles”, destacou Jaciuk.

Antônio Ramos convida novos alunos a participarem do projeto

O projeto Curta Senac Pleno teve início em 2013 e, desde então, já mobilizou centenas de alunos de diversos cursos do Senac. A fomentação ao empreendedorismo, ideia de planejamento, liderança, responsabilidade, união de equipe e criatividade, são os pilares desta oficina que já produziu 37 filmes, tornando o Senac o maior produtor de curtas-metragens do Estado.

“Fico feliz pois vejo que o projeto cresce tecnicamente, cresce em atuação, a qualidade de som, e o Senac vai ganhando essa qualidade, essa competência de produzir cinema. Entendemos que esse é um componente super legal da educação. Vocês que passaram por essa experiência certamente saíram diferentes do que quando entraram para participar desse projeto. A chance de atuar, escrever, tomar decisões, trabalhar em equipe, dividir responsabilidades… Costumo dizer que o conhecimento é importantíssimo e, normalmente, é como a gente é avaliado num processo seletivo. Mas o que faz a carreira profissional crescer é o lado latitudinal. Acho que ninguém suportaria trabalhar com a pessoa mais inteligente do mundo se ela não souber tratar bem quem está ao lado”, disse Paulo do Eirado, diretor do Senac, aos alunos que participaram do projeto.

Assista aqui aos filmes produzidos no Curta Senac Pleno.

Compartilhe

Pular para o conteúdo