Cidadania e formação profissional


Publicado em : 14/03/2019 | por Fabricio Santiago | Agência Comércio



O Senac certificou na tarde de ontem, 14/03, no município de Laranjeiras, 112 alunos participantes dos cursos de artesanato, manicure e pedicure, preparo de bolos, tortas, doces e salgados, além da formação em frentista. A solenidade ocorreu no auditório da Universidade Federal de Sergipe (UFS) com a participação do gerente da unidade móvel do Senac, Edvaldo Fontes e representantes do Instituto Rahamim, Petrobras e Prefeitura Municipal de Laranjeiras.
A iniciativa é fruto de uma parceria formalizada com o Instituto Rahamim o ano passado, com o propósito de promover a qualificação profissional a custo zero, de jovens na faixa etária entre 18 e 29 anos. Os cursos foram custeados pela Petrobras, por meio do Projeto Juventude & Cidadania – um mecanismo de transformação social através da qualificação profissional e resgate da autoestima.
“Nosso principal objetivo é capacitar, visando a autonomia econômica e social das pessoas que moram na periferia da capital, no interior do Estado e na zona rural, a exemplo dos alunos que vivem em comunidade quilombola, no povoado Mussuca. O projeto é ficarmos até 2020 em Laranjeiras e o Senac é um parceiro importante por ser referência na área de formação profissional e ter capilaridade em todo Estado através de suas unidades móveis e fixas”, explicou a assistente social do Rahamim, Clara Angélica de Almeida.
Segundo Edvaldo Fontes, a parceria com o instituto atende o trabalho do Senac no recorte de colaborar com a busca pelo primeiro emprego, por meio da qualificação profissional. “As nossas unidades móveis facilitam o acesso da população que vivem em regiões distantes e que têm dificuldade de mobilidade por falta de transporte e recursos para deslocamento. Hoje cumprimos mais uma vez nossa missão, capacitando pessoas para entrarem no mercado de trabalho por meio da gastronomia, embelezamento, artesanato e prestação de serviços”, ressaltou Fontes.

Inclusão e esperança

O Instituto Rahamim foi fundado em 22 de novembro de 2000 na cidade de Aracaju. Ele surgiu por inspiração de Cristiano Lima Santos, ex-frade capuchinho que, juntamente com outros membros, fundou a Casa Mãe da Misericórdia, sede do Instituto, onde é realizada a maior parte das atividades destinadas a colaborar com a inclusão social e a melhoria da qualidade de vida da população do bairro Santa Maria e outras regiões.
O instituto é uma associação da sociedade civil organizada de caráter assistencial, sem fins lucrativos e tem como foco de sua intervenção a família, atuando no serviço de convivência e fortalecimento de vínculos, através de projetos como Novos Caminhos, Santa Faustina e Juventude & Cidadania.


Autor : Fabricio Santiago | Agência Comércio
Categorias : Notícias