Notícias

Alunos mergulham no empreendedorismo durante 1º Innovation Camp


Alunos mergulham no empreendedorismo durante 1º Innovation Camp
Jurados avaliam os projetos

O Senac, através da Plataforma de Engajamento Senac Pleno, e a Junior Achievement, realizaram no último sábado, 15 de setembro, o 1° Innovation Camp Sergipe, no Hotel Sesc Atalaia. O evento reuniu 45 alunos e egressos de diversos cursos do Senac, da capital e do interior, que foram apresentados a noções e ferramentas de empreendedorismo por voluntários treinados. Eles também receberam um problema como desafio e, divididos em nove equipes, tiveram que propor soluções criativas e inovadoras. Durante o processo, contaram com a ajuda de mentores e foram avaliados por um júri que selecionou a equipe vencedora.

 

Voluntários do Senac

“Fico muito feliz em ver como esse projeto foi interessante e estimulador, e fez com que os nossos jovens se comprometessem tanto de passar o dia inteiro discutindo problemas do país, e como esses problemas podem se tornar grandes oportunidades para aqueles que apontam soluções. Quero reforçar os parabéns a todas as equipes. Tudo o que elas trouxeram foi muito factível. São ideias replicáveis, que podem gerar escala, e que trazem uma busca permanente de soluções para a evasão escolar. Esses jovens trouxeram um ponto de vista muito rico, de modo que agradeço muito pelo comprometimento, pela creditação que têm no Senac e na Junior Achievement, e isso faz com que a gente, na qualidade de educador, se sinta realizado e feliz, e também tenha um dia que não vamos mais esquecer”, declarou Paulo do Eirado, diretor do Senac Sergipe.

Através da metodologia criada pela Junior Achievement, os participantes tiveram acesso a diversos temas e ferramentas, dentre eles o conceito de Design Thinking –  conjunto de métodos e processos para abordar problemas relacionados a futuras aquisições de informações, análise de conhecimento e propostas de soluções. Eles também foram apresentados ao Canvas, uma ferramenta empresarial estratégica desenvolvida para auxiliar o empreendedor a elaborar seus modelos de negócios.

Paulo do Eirado e aluno vencedor

“Nossa experiência foi muito enriquecedora. Eles estavam focados o tempo inteiro em trazer os resultados esperados. Os voluntários e mentores auxiliaram durante todo o processo e os alunos tiveram uma aceitação e um aprendizado incrível, porque a gente está falando de ferramentas que foram aprendidas aqui na prática. Tiveram a experiência de elaborar uma apresentação e, em três minutos, falar sobre esse negócio para captar os investimentos, pois os jurados eram como investidores. E eles tiveram ideias muito inovadoras e um resultado incrível. Conseguiram trabalhar bem na ideia de design thinking, que é se colocar no lugar do usuário. Eles são alunos, então entendem bem a questão da evasão escolar”, disse Adriana Riquelme, gerente de projetos da Junior Achievement.

Campeões

A equipe que convenceu os jurados e arrebatou o primeiro lugar no Innovation Camp foi a Locomotivas, formada por alunos de cursos diversos do Senac. Como proposta para reduzir a evasão escolar, os participantes sugeriram uma espécie de marketing educacional, com atuação nas mídias sociais, na TV, no rádio e nos veículos impressos. Algo no estilo do horário político obrigatório, só que para falar apenas da importância da educação para os brasileiros.

Equipe vencedora

“Esse projeto chegou ao nosso conhecimento através de Antônio Ramos, coordenador do Senac Pleno, que nos fez o convite. Gostei bastante do Innovation Camp. Fez abrir bossa mente de forma extraordinária. E aqui nós aprendemos a começar o empreendedorismo, fomos colocando as ideias em pauta e pudemos perceber que nossa mente é fértil e nós podemos mudar o mundo”, declarou Thaísa Isidoro, aluna do curso Técnico em Massoterapia e participante da equipe vencedora.

“Aprendi que todo mundo pode ser um empreendedor e conquistar tudo o que almejar. Seria ótimo se todos os jovens da minha idade tivessem a oportunidade de participar de um evento como esse. É muito vantajoso e gratificante”, disse Milena Timóteo, aluna do Programa de Aprendizagem do Senac Lagarto e membro da equipe Locomotivas.

Compartilhe

Pular para o conteúdo