Notícias

Alunos do Senac passam por Treinamento de Habilidades


Alunos do Senac passam por Treinamento de Habilidades

Há algumas semanas, alunos do Senac têm passado por um Treinamento de Habilidades Sociais com acadêmicos do último ano de Psicologia da Faculdade Estácio de Sergipe. O objetivo é trabalhar possíveis demandas psicológicas como ansiedade, depressão e conflitos familiares, por exemplo. O treinamento nasceu de uma parceria entre a faculdade e o Núcleo de Promoção Social e Relações com Egressos do Senac Sergipe, e atende alunos do Programa de Aprendizagem e dos cursos de Garçom e Cabeleireiro até o mês de junho.

Em cada turma, o trabalho é realizado ao longo de três semanas e, a cada encontro, é desenvolvida uma habilidade diferente. No primeiro, foi trabalhado o elogio. No segundo, a habilidade de dizer não. Os futuros psicólogos aplicam dinâmicas de grupo, apresentam vídeos e trazem situações do cotidiano, a fim de facilitar o entendimento e a assimilação dos aprendizes do Senac.

Alunas de Psicologia desenvolvem trabalho no Senac

Para Ive Pereira de Arruda, aluna da turma de Aprendizagem em Serviços Administrativos, as dinâmicas ajudam o aluno a se desenvolver pessoal e profissionalmente. “No primeiro encontro foi proposto que formássemos duplas, e tivemos que elogiar nosso colega e receber elogios dele. Foi muito importante porque isso estimulou a nossa desenvoltura e a capacidade de expressão, e também porque enaltecemos as qualidades do outro e descobrimos os nossos pontos positivos. Acredito que esse trabalho veio para agregar à nossa vida pessoal e profissional, e sempre que estamos aqui é um momento de alegria, descontração e descobertas”, avaliou Ive.

Participam deste trabalho 12 alunos de Psicologia sob orientação de Roberta Câmara Menezes e Walter Lisboa Oliveira. Para a acadêmica Isabela Maria Lopes, o trabalho desenvolvido traz benefícios não só para os aprendizes, mas também para os estudantes de Psicologia. “Eles têm se mostrado bem positivos e receptivos em relação ao treinamento. São dinâmicos e criativos, então eles estão se divertindo e aprendendo ao mesmo tempo, que são os nossos objetivos. Já para nós, tem sido uma experiência nova e bastante válida”, disse.

“Este Treinamento de Habilidades Sociais é mais uma ação dentro da parceria que fechamos com a Faculdade Estácio, muito produtiva, por sinal. É um trabalho importante porque possibilita tanto aos alunos da faculdade colocarem em prática o que aprendem durante o curso, como para os nossos aprendizes terem acesso a esses futuros psicólogos bem qualificados. E isso auxilia no processo familiar, ajuda na compreensão da vida, e vai agregar muito à carreira profissional deles que está apenas começando”, declarou Hipácia Nogueira, gerente do Núcleo de Promoção Social e Relações com Egressos.

Compartilhe

Pular para o conteúdo