Alunos do Senac passam por Treinamento de Habilidades


Publicado em : 26/03/2018 | por Helmo Goes | Agência Comércio



Há algumas semanas, alunos do Senac têm passado por um Treinamento de Habilidades Sociais com acadêmicos do último ano de Psicologia da Faculdade Estácio de Sergipe. O objetivo é trabalhar possíveis demandas psicológicas como ansiedade, depressão e conflitos familiares, por exemplo. O treinamento nasceu de uma parceria entre a faculdade e o Núcleo de Promoção Social e Relações com Egressos do Senac Sergipe, e atende alunos do Programa de Aprendizagem e dos cursos de Garçom e Cabeleireiro até o mês de junho.

Em cada turma, o trabalho é realizado ao longo de três semanas e, a cada encontro, é desenvolvida uma habilidade diferente. No primeiro, foi trabalhado o elogio. No segundo, a habilidade de dizer não. Os futuros psicólogos aplicam dinâmicas de grupo, apresentam vídeos e trazem situações do cotidiano, a fim de facilitar o entendimento e a assimilação dos aprendizes do Senac.

Alunas de Psicologia desenvolvem trabalho no Senac

Para Ive Pereira de Arruda, aluna da turma de Aprendizagem em Serviços Administrativos, as dinâmicas ajudam o aluno a se desenvolver pessoal e profissionalmente. “No primeiro encontro foi proposto que formássemos duplas, e tivemos que elogiar nosso colega e receber elogios dele. Foi muito importante porque isso estimulou a nossa desenvoltura e a capacidade de expressão, e também porque enaltecemos as qualidades do outro e descobrimos os nossos pontos positivos. Acredito que esse trabalho veio para agregar à nossa vida pessoal e profissional, e sempre que estamos aqui é um momento de alegria, descontração e descobertas”, avaliou Ive.

Participam deste trabalho 12 alunos de Psicologia sob orientação de Roberta Câmara Menezes e Walter Lisboa Oliveira. Para a acadêmica Isabela Maria Lopes, o trabalho desenvolvido traz benefícios não só para os aprendizes, mas também para os estudantes de Psicologia. “Eles têm se mostrado bem positivos e receptivos em relação ao treinamento. São dinâmicos e criativos, então eles estão se divertindo e aprendendo ao mesmo tempo, que são os nossos objetivos. Já para nós, tem sido uma experiência nova e bastante válida”, disse.

“Este Treinamento de Habilidades Sociais é mais uma ação dentro da parceria que fechamos com a Faculdade Estácio, muito produtiva, por sinal. É um trabalho importante porque possibilita tanto aos alunos da faculdade colocarem em prática o que aprendem durante o curso, como para os nossos aprendizes terem acesso a esses futuros psicólogos bem qualificados. E isso auxilia no processo familiar, ajuda na compreensão da vida, e vai agregar muito à carreira profissional deles que está apenas começando”, declarou Hipácia Nogueira, gerente do Núcleo de Promoção Social e Relações com Egressos.


Autor : Helmo Goes | Agência Comércio
Categorias : Notícias