Notícias

Alunos desenvolvem atividade na Passarela das Flores, no Mercado Central de Aracaju


Alunos desenvolvem atividade na Passarela das Flores, no Mercado Central de Aracaju

Descrição da imagem. Foto horizontal de um grupo de jovens olhando para a frente e sorrindo num local aberto com toldo azul ao fundo e banner do Senac do lado direito. Ao centro da imagem, uma mesa retangular com forro azul, à frente, 4 moças com blusa e meia-calças brancas, saia de tela roxo e rosa e coroa de flores na cabeça, com os braços abertos e as palmas das mãos para cima. Atrás da mesa, jovens do sexo masculino e feminino com camisa azul e avental branco com estampas rosa, alguns com coroa de flores na cabeça. Fim da descrição.Alunos do curso Técnico em Eventos do Senac, órgão integrante do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac, realizaram uma prática pedagógica na Passarela das Flores, localizada no Mercado Central de Aracaju. O objetivo foi dar mais visibilidade aos produtos comercializados no local e ao trabalho das floristas, bem como chamar a atenção da clientela e impulsionar as vendas.

Segundo a instrutora Ismênia Lima, o projeto “Florescer” teve início com uma pesquisa de campo realizada pelos alunos com as vendedoras e clientes. Baseados nessas entrevistas, eles propuseram algumas mudanças no local. “Primeiramente, os alunos fizeram uma limpeza na passarela, usando cloro e sabão em gel, pois a questão de higiene foi apontada na pesquisa. Depois, promoveram uma reorganização das bancas de flores, usando caixotes, garrafas de plástico, latas de leite em pó, tecido TNT e malha, ou seja, materiais baratos e de fácil acesso e que deixaram o local mais atrativo para o público”, explicou.

Descrição da imagem. Foto horizontal de vários baldes brancos grandes com diversas flores dentro, cada balde com um tipo e cor de flor. Ao centro, uma mulher sorridente segura um buquê de flores vermelhas. Fim da descrição.
A florista Ziani Góes

Para chamar ainda mais a atenção da clientela, os estudantes levaram um saxofonista, responsável pela música ambiente, e fizeram curtas apresentações de balé com alunas vestidas de borboletas. “Preparamos um verdadeiro evento para dar mais visibilidade à Passarela das Flores, que muitas pessoas não conhecem e outras até sabem onde fica, mas não costumam comprar aqui. E estamos fazendo isso com total satisfação, pois é muito gratificante quando conseguimos realizar aquilo que planejamos, sobretudo quando se trata de fazer o bem ao próximo”, declarou a aluna Márcia Pereira.

As mudanças propostas pela turma, bem como o evento promovido, agradaram em cheio à florista Ziani Góes. “Achei ótima atividade que os alunos do Senac vieram desenvolver, pois vai ajudar a divulgar o nosso trabalho. Muitas pessoas vêm o Mercado como última opção para comprar flores. Elas não sabem que nós fazemos arranjos, entregas, decoramos igrejas e festas em geral, sem falar na qualidade do nosso produto e dos preços mais em conta”, disse a vendedora.

Descrição da imagem. Foto horizontal de um corredor com flores nas laterais, chão quadriculado e teto de toldo arredondado na cor verde. Uma moça de blusa justa e escura e saia rodada verde está no meio do corredor e outras pessoas no local olham para ela. Fim da descrição.Cobertura
Em parceria com os alunos de Eventos, a turma do curso Técnico em Rádio e TV realizou a cobertura completa da atividade. “Atendendo a um convite da professora Ismênia, solicitei que os alunos de Rádio e TV assistissem a uma aula da turma de Eventos para ficarem por dentro do projeto. Para esta ação, eles foram divididos em grupos, e alguns farão a locução do evento, outros farão o registro fotográfico, e também serão feitas entrevistas e matérias tanto para o rádio quanto para o vídeo”, explicou o instrutor Márcio Alexandre.

O aluno José Salomé fez parte do grupo responsável pela produção, que foi antes à Passarela das Flores recolher informações para os colegas. “Por meio dessa pesquisa descobrimos há quanto tempo elas vendem flores, por qual motivo entraram para o ramo, qual a idade delas e qual o mercado fornecedor dos produtos. Passamos essas informações para a equipe de redação, que preparou um texto para os repórteres e locutores. Sem dúvidas, foi uma boa oportunidade para aprender sobre a profissão, mas a possibilidade de ajudar em uma transformação social é o mais gratificante deste projeto”, disse Salomé.

Compartilhe

Pular para o conteúdo